9ª edição da Semana da América Latina e do Caribe (de 26 de maio a 11 de junho de 2022) [fr]

De 26 de maio a 11 de junho de 2022, a França colocará em destaque a América Latina e o Caribe, trazendo mais de 300 eventos culturais, científicos, políticos, econômicos e festivos em formato presencial e virtual. Essa nova edição da Semana da América Latina e do Caribe (#SALC2022) celebrará a diversidade das relações históricas e contemporâneas que unem a França a essa região do mundo, e dará ao público a oportunidade de conhecê-la melhor.

Descoberta da riqueza criativa da região

A programação de 2022 se baseia em iniciativas das embaixadas dos países da América Latina e do Caribe na França, associações, estabelecimentos de ensino e pesquisa, museus e galerias de arte.

De Cherbourg-en-Cotentin a Montpellier, passando por Bordeaux, de Paris a Lima, e de Toulouse à Cidade do México, a Semana oferece ao público um amplo panorama da criatividade latino-americana e caribenha na França e do interesse dos franceses por essa região.

Os parceiros da SALC são quase tão numerosos quanto seus eventos. A programação conta com mais de 300 atividades:

  • filmes,
  • colóquios,
  • concertos,
  • espetáculos de dança,
  • artesanato, degustações, exposições, encontros literários...

Em Bordeaux, cerca de cinquenta eventos celebrarão as diversas regiões da América Latina e do Caribe por meio de espetáculos, conferências, oficinas e exposições. Em Mulhouse, o festival "Le Printemps du Tango" colocará sob os holofotes essa dança latina emblemática, enquanto as civilizações pré-hispânicas serão homenageadas no Musée des Amériques em Auch. Em Paris, o Instituto das Américas reunirá uma ampla gama de especialistas para discutir os temas da educação, tecnologia digital, coesão social e políticas públicas na América Latina, Caribe e Europa, em seu colóquio internacional organizado com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento e da Fundação UE-ALC.

A programação está disponível na página semaineameriquelatinecaraibes.fr

Encontros políticos e econômicos

A edição de 2022 também será marcada por encontros políticos e econômicos que visam promover reflexões sobre a relação entre a América Latina, o Caribe e a França, bem como destacar parcerias e fortalecer esforços conjuntos para o enfrentamento dos desafios atuais.

Assim, reuniões com participantes latino-americanos e franceses de alto nível serão realizadas no âmbito do Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, organizado pelo Centro de Desenvolvimento da OCDE, pelo BID e pela AFD, e do Fórum “Ambição América Latina”, organizado pela Business France, sob a égide do Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores e do Ministério da Economia, Finanças e Recuperação Econômica.

Uma iniciativa duradoura

Em 2011 foi lançada, por iniciativa do Senado, a « Jornada da América Latina e do Caribe”, com o objetivo de celebrar e fortalecer os laços entre os países dessa região e a França.

Em 2014, a « Jornada » se tornou uma « Semana », organizada e coordenada pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores.

Tendo se consolidado como evento imperdível já em sua primeira edição, a Semana ganhou, ao longo dos anos, um caráter científico, popular e festivo, tanto em Paris como em toda a França, constituindo hoje um momento marcante de encontros e reflexões sobre a América Latina, o Caribe e a França.

Acompanhe as últimas notícias sobre a Semana da América Latina e do Caribe:

Página oficial da SALC
Facebook : France Diplomatie
Twitter @francediplo
Twitter em espanhol @francediplo_ES

publicado em 19/05/2022

início da página