A AFD acompanha o Estado de São Paulo na sua política de mobilidade urbana [fr]

A AFD acompanha o Estado de São Paulo na sua política de mobilidade urbana

JPEG São Paulo – 3 de julho de 2014 – Assinatura de um contrato de financiamento de 300 milhões de euros entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Estado de São Paulo, na presença do Governador, Sr. Geraldo Alckmin e do Embaixador da França no Brasil, Sr. Denis Pietton.
Este financiamento ensejará a implantação de 10,3 km da linha 13 da CPTM, que liga o município de Guarulhos ao centro da capital, além da criação de uma conexão com o aeroporto internacional. Até o ano de 2020, serão beneficiados 260.000 passageiros por dia, com uma solução de transporte eficiente, limpa e sustentável.

Expansão da rede prevista no plano plurianual de investimento do Estado de São Paulo

Essa expansão da rede é para o Governo do estado uma prioridade do plano de investimento 2012-2015. O acordo com a França permitirá a ampliação da rede ferroviária até o norte da região metropolitana. Os usuários poderão chegar ao centro de São Paulo, vindo de Guarulhos, segundo maior município do estado (1,2 milhão de habitantes). A nova linha virá facilitar o atendimento do polo de atividade do aeroporto internacional de São Paulo-Guarulhos, que hoje emprega cerca de 40.000 pessoas.

Um financiamento da AFD que envolve a expertise francesa

O projeto é parte integrante do apoio que a França proporciona aos programas de investimento e de desenvolvimento dos estados brasileiros. Vem acompanhado de uma cooperação técnica entre a Região da Île-de-France e o Estado de São Paulo. Essa cooperação se valerá da experiência e da expertise francesa em diversas áreas, entre as quais a governança dos transportes púbicos e a concepção e a operação das redes de VLTs. Após a assinatura, o Sr. Denis Pietton, Embaixador da França no Brasil acrescentou: “A assinatura desse contrato de financiamento entre a AFD e o Estado de São Paulo concretiza o compromisso assumido pelo Presidente François Hollande quando da sua visita ao Brasil, no último mês de dezembro. Esse projeto revela a profundidade da parceria que une a França, a região Île-de-France e o Estado de São Paulo. A mobilidade urbana apresenta desafios de suma importância para a metrópole paulista. Espero que a expertise francesa, que possui recursos genuínos nesta área, possa contribuir para as soluções de amanhã.”

A respeito da AFD

Instituição financeira pública, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) atua há mais de setenta anos no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento nos países do Sul e na França ultramarina. É executora da política definida pelo Governo francês.

Presente em quatro continentes, onde dispõe de uma rede de 70 agências e escritórios de representação no mundo, sendo nove na França ultramarina e um em Bruxelas, a AFD financia e acompanha projetos que melhoram as condições de vida das populações, fomentam o crescimento econômico e protegem o planeta. Em 2013, a AFD dedicou € 7,8 bilhões ao financiamento de ações nos países em desenvolvimento e em benefício da França ultramarina, contribuindo assim, e em especial, para a escolarização de crianças e adolescentes, a melhoria da saúde materna, a promoção da igualdade de gêneros, o apoio ao agricultor e à pequena empresa, o aprimoramento do acesso à água, à energia e ao transporte. Os novos projetos financiados também irão contribuir no combate às mudanças climáticas, proporcionando uma economia de cerca de 3,3 milhões de toneladas de equivalente CO2 por ano. www.afd.fr

A cerimônia acontecera amanhã no seguinte endereço :
Canteiro de Obras da Futura Estação Engenheiro Goulart
Rua Doutor Assis Ribeiro, 3751 – Cangaíba
(pista sentido bairro - centro)
São Paulo / SP
Obs.: Não há estacionamento no local do evento. Solicitamos aos visitantes o uso de calçados adequados: sapatos com solado, de preferência, de borracha e sem salto (no caso das mulheres), por se tratar de canteiro de obras.

Contatos para a imprensa:

AFD Brasilia : 61 33224320
Consulat de France à São Paulo : Caroline Vabret, 11 984891279
CPTM: Luzia Zocchio Otani, 11 32934471 – 9 96168715

publicado em 02/07/2014

início da página