Abertura da chamada de propostas de pesquisa FAPs/INRIA/CNRS-INS2i [fr]

O Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) por meio do Institut des Sciences de l’Information et de leurs Interactions (INS2i), e as Fundações de Apoio a Pesquisa (FAPs) de 12 Estados brasileiros (Pernambuco, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Para, Ceara, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo) lançam chamada de propostas na área das ciências e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O programa contará também com o apoio da Embaixada da França no Brasil para o financiamento das equipes brasileiras orbitais, permitindo assim de associar jovens equipes e/ou equipes emergentes a estos projetos.

A chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação a serem executadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros com colaboração eventual de outras equipes brasileiras (equipes orbitais), e uma equipe de pesquisadores franceses do INRIA ou do CNRS-INS2i. As propostas selecionadas na chamada deverão ter o prazo máximo de 3 anos.

As áreas de pesquisa em TIC de interesse da chamada incluem especificamente : tratamento da informação; comunicação e armazenamento da informação; tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; modelagem e simulação; tecnologias de hardware e software; concepção, verificação e otimização de componentes de software; concepção, comando e controle de sistemas complexos; e interfaces homem-máquina.

As instituções dos dois países financiarão também a realização de eventos conjuntos e bolsas para estágios de pós-graduandos brasileiros no laboratório das equipes francesas.

Os projetos deverão ser apresentados pela equipe francesa ao CNRS (plataforma CoopIntEer) ou ao INRIA (Formulário de submissão Brasil) até o dia 17 de setembro de 2013. As modalidades para as equipes brasileiras estão disponíveis no site de cada fundação participando da chamada:

- a FAPESP para o Estado de São Paulo
- a Fundação Araucária para o Paraná
- a FAPERGS para o Rio Grande do Sul
- a FUNDECT para o Mato Grosso do Sul

Dúvidas relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para Antonia Alcatraz para o CNRS, Angelica Biard para o INRIA e para a FAPESP, através dos endereços seguintes: antonia.alcaraz@cnrs-dir.fr, angelica.biard@inria.fr e chamada_confap@fapesp.br.

publicado em 30/07/2013

início da página