Ajude a salvar o pequeno Tancrède [fr]

Últimas informações: graças à mobilização de diversas celebridades e a ação do Consulado Geral da França em São Paulo, um doador compatível foi finalmente encontrado para o pequeno Tancrède. Além disso, as doações de sangue e de medula óssea aumentaram 2.000% na Santa Casa de São Paulo.

Acesse a reportagem da TV Globo:

PNG

***
Caros compatriotas,

Nosso jovem compatriota, Tancrède Bouverte de Liance, com 10 anos de idade, sofre de uma mielodisplasia que coloca sua vida em risco. Trata-se de uma síndrome que normalmente atinge pessoas com mais idade e atualmente não dispomos de muitas informações sobre os efeitos desta doença em pacientes mais jovens. Maiores informações podem ser encontradas no link: http://www.uptodate.com/contents/myelodysplastic-syndromes-mds-in-adults-beyond-the-basics

Tancrède necessita urgentemente de um transplante de medula óssea e de um doador totalmente compatível. Para encontrarmos este doador compatível precisamos que muitos doadores permitam a realização de testes de compatibilidade.

Se nos dirigimos à comunidade francesa, é porque foi provado que as chances de encontrar um doador compatível são bem maiores entre indivíduos da mesma origem.

Se puderem nos ajudar solicitamos a gentileza de contatar o Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, localizado no seguinte endereço:

Rua Marquês de Itú, 590 – Bairro Vila Buarque, próximo à estação de metrô Santa Cecilia. Horários de funcionamento do Hemocentro: de segunda à sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 15h. Favor apresentar documento de identidade RG e CPF ou CNH.

O ideal para agilizar o atendimento, seria registrar-se previamente junto ao Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, preenchendo o formulário disponível na pagina : http://www.ameo.org.br/doacao-de-medula-oddea/pre-cadastro, imprimi-lo e leva-lo ao Hemocentro.

Este procedimento não leva mais de 30 minutos e pode salvar o jovem Tancrède. E importante informar ao Hemocentro que a doação é para o Tancrède, evitando assim procedimentos complexos que atrasariam o processo.

Se desejar, poderá também doar sangue para a Santa Casa de Misericórdia.

Existem algumas restrições e não poderão ser doadores as seguintes pessoas:
-  menores de 18 anos de idade ou maiores de 54 anos de idade
-  portadores de HIV ou de Hepatite C
-  com histórico de qualquer tipo de câncer

Para maiores informações referentes a estas restrições favor consultar a pagina: http://www.ameo.org.br

E possível também doar sangue para outros hospitais como o Albert Einstein onde também é possível doar plaquetas para o Tancrède, basta informar no momento da doação. E se nós o encorajamos a doar sangue é porque o Tancrède necessita de uma transfusão a cada 3 ou 4 dias, trata-se então de uma atitude importante que permite salvar vidas.

Como proceder?

Dirigir-se ao hospital Albert Einstein – Avenida Albert Einstein, 627 – Banco de Sangue – no 4° andar, Bloco A (estacionamento gratuito) nos seguintes horários de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 19h e aos sábados das 9h às 14h.

Para doar sangue é necessário:
-  apresentar um documento de identidade com foto
-  gozar de boa saúde
-  ter idade entre 16 anos e 69 anos e 11 meses
-  pesar no mínimo 50 kg (sem roupas)
-  não alimentar-se com comida gordurosa 4 horas antes da doação
-  ter dormido no mínimo 6 horas durante as ultimas 24 horas
-  não estar exposto aos riscos de doenças sanguíneas contraídas através de relações sexuais com diversos parceiros ou parceiros ocasionais mesmo tendo feito uso de preservativo ou ter feito uso de drogas.

Para maiores informações acessar a pagina:
http://www.santacasasp.org.br/portal/site/doe-sangue/pub/4588/web-sitehemocentro-sangue-requisitos

Muitíssimo obrigado desde já pela sua mobilização!!!

Damien Loras
Cônsul geral da França em São Paulo

publicado em 29/06/2015

início da página