Aliança Francesa de Santos comemora 70 anos com uma Festa da Música

A Aliança Francesa de Santos completa 70 anos em 2015, promovendo uma constante ponte cultural entre França e Brasil. Como parte das festividades, a Concha Acústica de Santos iluminou-se e apresentou a música francesa dos grandes compositores do período pós guerra, onde a inspiração se fazia mais intensa, acordava lembranças. Encontraram-se reunidos em canções Edith Piaf, Jacques Prévert, Charles Trenet, Aznavour, Adamo, Françoise Hardy, Dalida, Georges Moustaki, Neruda, até mesmo Dolores Duran e antigas canções ciganas.

A Festa da Música, "Fête de la Musique", é uma data que celebra o solstício de uma nova estação e foi estabelecida como tal pelo ministro francês Jack Lang em 1982. Desde então, em todos os lugares onde existe uma relação com a França ou língua francesa, esta data é festejada com música.

O Grupo EL ENCUENTRO, com Alice Mesquita, Adinan Moraes e Bira GuitarraI, fez uma seleção de peças clássicas da chanson française com novos arranjos para esta data, promovendo o reencontro virtual entre os intérpretes. Como músicos convidados, David dos Santos ao violoncelo com algumas interferências e o experiente acordeonista Leandro Gomes, que emprestou o tom tipicamente francês com seu instrumento.

Une belle soirée musicale ! Merci AF Santos et Alice Mesquita !

PNG

publicado em 06/07/2015

início da página