Carta de votos do Cônsul Geral para 2018 [fr]

Caros compatriotas,

Caros amigos da França no Brasil,

Neste período de festas e com a chegada de um novo ano, quero apresentar-lhes, em nome de toda a equipe do Consulado Geral, meus votos para 2018.

Boas festas - JPEG

Em 2017, o nosso país reuniu-se em torno do que temos de mais valioso, a nossa República, para a eleição de seu Presidente. Em outubro de 2018 será a vez do Brasil: estes votos também são endereçados aos nossos amigos brasileiros, como também àqueles dentre nós que gozam da dupla nacionalidade, a fim de que esse grande encontro democrático seja para o Brasil a oportunidade de reforçar a concórdia nacional e de continuar seu trajeto no cumprimento de seu lema.

A economia brasileira está se recuperando após dois anos de crise sem precedente, durante os quais muitos de nossos empresários tiveram que demonstrar, assim como seus parceiros brasileiros, uma admirável resiliência. A França permanece sendo o primeiro maior empregador estrangeiro no Brasil e o segundo maior investidor neste país tão rico em oportunidades: permanecemos atentos ao seu sucesso.

Neste contexto, não posso deixar de cumprimentar a generosidade de diversas empresas francesas, que, apesar dos desafios, prosseguiram seu compromisso a serviço da ação social e da formação profissional dos mais vulneráveis. Esta generosidade – sem igual dentre as comunidades empresariais estrangeiras –também foi demonstrada através do apoio às ações implantadas pela cidade de São Paulo com creches em construção, infraestruturas em via de modernização, ações de saneamento em curso. A renovação do Largo do Arouche, emblemático local da diversidade paulistana, respeitando sua história e sua identidade, terá inicio em janeiro graças à mobilização de dezenas de empresas que, ao fazê-la, oferecem para São Paulo um testemunho da amizade da França por esta cidade que acolhe 550 delas. A equipe França também se expande mais ao Sul e, no inicio do mês de março, acontecerá em Porto Alegre a reunião de nossas maiores empresas com o encontro da seção brasileira dos Conselheiros do Comércio Exterior da França.

No âmbito cultural, o ano que se inicia também será rico em perspectivas: um foco particular sobre a França será proposto através da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo de 1° até 11 de março de 2018. No segundo semestre, o MAC-USP possibilitará a descoberta da exposição Tatoueurs Tatoués em parceria com o Museu do Quai Branly. A França também será homenageada durante a 33ª Bienal de arte contemporânea de São Paulo, de setembro até dezembro de 2018, que celebrará dois artistas franceses. O artista circense Johann le Guillerm fará uma turnê em nossa circunscrição. Diversas obras emprestadas pelos museus franceses poderão ser vistas no MASP e no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de Histórias Afro-Atlânticas dedicado à diáspora africana. Na área cientifica, a abertura de uma filial do Instituto Pasteur no campus da Universidade de São Paulo posiciona a França como uma parceira privilegiada do Brasil no campo da pesquisa.

Enfim, este novo ano marcará o final de um ciclo de comemorações, pois celebraremos o centenário do Armistício de 11 de novembro de 1918, com o qual se deu fim à 1ª. Guerra Mundial. Celebraremos também o 70° aniversário da declaração universal dos Direitos Humanos, aos quais a identidade de nosso país está estreitamente ligada. 2018 será também a ocasião de nos voltarmos para os acontecimentos de 1968 pelo mundo, das universidades francesas às ruas de Praga. Não nos esqueceremos também que logo fará 20 anos, neste ano de Copa do Mundo de futebol, que uma equipe “black blanc beur” reunia os franceses em uma euforia coletiva sem igual: seremos muitos torcendo pelos ‘Bleus’ para que esta alquimia formidável expresse-se novamente, no dia 15 de julho, no estádio Lujniki de Moscou. Todos estes acontecimentos originarão eventos aos quais o Consulado Geral da França associará a comunidade francesa o mais amplamente possível.

A presença francesa em São Paulo e no Sul do Brasil está se ampliando: vai se desenvolver ainda mais, impulsionada pelos ventos da economia, sustentada pela força dos laços culturais entre a França e o Brasil. Esta perspectiva logicamente abrange o desenvolvimento dos serviços oferecidos à comunidade francesa e francófila. 2018 marcará assim uma nova etapa na história do ensino francês no Brasil com o ponto de partida – através da abertura de uma Toute Petite Section (Maternal 1) – na aventura do Grand Lycée Pasteur, cujo advento será precedido de um amplo processo de concertação. Em longo prazo, o objetivo é poder oferecer para São Paulo a melhor escola internacional do país, com mensalidades acessíveis, dispondo de um internato para os alunos cujas famílias residem longe da capital econômica do país. Este estabelecimento elevará ainda mais a qualidade de sua oferta pedagógica e constituirá um fator atrativo complementar para os nossos compatriotas que pretendem se instalar ou investir no Brasil. Gostaria de aproveitar esta ocasião para agradecer todos os envolvidos neste projeto, pais de alunos, professores, funcionários da diretoria, administrativos ou técnicos, que hoje se mobilizam para seu sucesso com o apoio determinado do governo francês.

Caros compatriotas,

Caros amigos da França no Brasil,

Os serviços consulares os quais tenho a honra de dirigir, sob a autoridade do nosso novo Embaixador Michel Miraillet, continuarão se empenhando no processo “Marianne” de qualidade que os orientou durante mais de um ano: sua opinião e sugestões são valiosas para manter ou melhorar ainda mais o nível dos serviços que oferecemos. Toda a equipe do Consulado Geral da França, apoiada pelos nossos oito cônsules honorários, se mobiliza para continuar garantindo da melhor forma sua missão do serviço público.

Em seu nome, estendo a cada um de vocês meus mais calorosos votos de felicidade para 2018.

Brieuc PONT
Cônsul Geral da França em São Paulo

PNG

publicado em 28/12/2017

início da página