Cerimônia de condecoração da "Ordre des Arts et des Lettres" dos Srs. Paulo Mendes da Rocha e José Olympio Pereira [fr]

No dia 28 de fevereiro, os senhores Paulo Mendes da Rocha e José Olympio Pereira receberam as insígnias de Comendador e Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras (Commandeur et Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres), respectivamente.

O Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Damien Loras, presidiu a cerimônia, que aconteceu na residência consular em presença do diplomata, colecionador e empresário brasileiro Gilberto Chateaubriand.

Nascido em Vitória, Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha é o arquiteto e urbanista brasileiro ativo mais recinhecido internacionalmente. Sua carreira é pontuada por conquistas e projetos exemplares como o Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, o MUBE e a renovação das instalações da Pinacoteca de São Paulo, passando pelo projecto para a competição internacional Plateau Beaubourg-Centre Pompidou, pelo qual foi selecionado como um dos 20 finalistas entre os mais de 500 arquitetos concorrentes. Seu trabalho lhe rendeu o principal prêmio do mundo da arquitetura, o Prêmio Pritzker.
Em 2009, ele doou para França, desenhos originais, modelos e croquis para vários projetos importantes em sua carreira, como um para o Centro Pompidou (1971), e os da revitalização da Praça do Patriarca em São Paulo (1992) e da Baía de Montevidéu (Uruguai) (1998), que agora fazem parte das coleções do Centro Pompidou.

José Olympio Pereira nasceu no Rio de Janeiro em 18 de maio de 1962. Formado em engenharia pela PUC-RJ e em "Business Administration" pela Harvard Business School, ele seguiu uma carreira em vários bancos e bancos de investimento, até presidir atualmente o Credit Suisse no Brasil. No mundo da arte, ele constituiu uma das melhores coleções de arte moderna e contemporânea do país, com obras de grandes expoentes brasileiros como Nery, Volpi, Guignard, Di Cavalcanti e Bandeira. Ele é também mecenas de artistas e instituições brasileiras, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna e o Museu da Imagem e do Som. José Olympio é membro do Conselho Internacional do MoMA, em Nova York, da Tate de Londres, e do Musée National d’Art Moderne, Centre Pompidou - no Brasil, é também membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Associação de Amigos da Pinacoteca de São Paulo e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Le Consul général et M. José Olympio - JPEG

Décoration de M. Paulo Mendes da Rocha - JPEG

Vue générale des invités. - JPEG

M. José Olympio (à gauche) et M. Paulo Mendes da Rocha - JPEG

M. Loras, les deux décorés avec ses conjointes et Mme Loras - JPEG

publicado em 31/03/2014

início da página