Comemorações em SP marcam o centenário do fim da I Guerra Mundial [fr]

Durante as comemorações do centenário do fim da I Guerra Mundial, as cerimônias que lembraram o Armistício de 11 de novembro de 1918 tiveram uma tonalidade especial.

JPEG
Discurso do Cônsul Geral, Brieuc Pont / Foto: Bruno de Bonneval

As celebrações aconteceram no Liceu Pasteur, no último dia 9 de novembro, destinadas à comunidade escolar ; e em 11 de novembro em frente ao monumento dos franceses mortos durante a Grande Guerra, no cemitério do Araçá - na presença de representantes militares e consulares de diversos países aliados, como da União Europeia (UE). Muitos compatriotas estiveram presentes em homenagem às vítimas civis e militares do terrível confronto.

O Cônsul Geral da Alemanha e o Cônsul Geral da Bélgica, atualmente coordenador em São Paulo da UE, participaram do evento, o colocando também sob o patamar da reconciliação franco-alemã e da contribuição essencial para a construção europeia em um período de paz sem precedentes no continente.

JPEG - 1.1 Mb

Da esquerda para a direita: o Cônsul Geral da Bélgica, o Cônsul Geral da França e o Cônsul Geral da Alemanha / Foto: Bruno de Bonneval

JPEG
Representantes consulares, autoridades e comunidade francesa se reuniram no Lycée Pasteur para a cerimônia / Foto: Bruno de Bonneval

Alunos da Academia da Policia Militar do Estado de São Paulo, cuja história é estritamente ligada à França, e crianças do Liceu Pasteur entoaram sucessivamente a Marselhesa, e em seguida a a Marselhesa das Crianças.

39 franceses de São Paulo morreram pela França durante o primeiro conflito mundial.

JPEG - 4.5 Mb

Os Cônsules Gerais da Polônia, Alemanha, França e Bélgica no cemitério do Araçá / Foto: Roberto Sousa

JPEG - 6 Mb

Monumento aos franceses de São Paulo mortos durante a Grande Guerra, no cemitério do Araçá / Foto: Roberto Sousa

Confira aqui a mensagem do Presidente da República, Emmanuel Macron, lida durante o 11 de novembro em Paris, assim como o discurso do Cônsul Geral, pronunciado junto à comunidade escolar durante a cerimônia de 9 de novembro.

Veja também a galeria de fotos das celebrações.

publicado em 13/11/2018

início da página