Comunicado de imprensa - visita da Ministra dos Direitos das Mulheres, das Cidades, da Juventude e dos Esportes, Najat Vallaud-Belkacem [fr]

Ministra dos Direitos das Mulheres, das Cidades, da Juventude e dos Esportes
Najat Vallaud-Belkacem

Comunicado de imprensa
Paris, 11 de junho 2014

JPEG Copa do mundo

Programa de Najat Vallaud-Belkacem no Brasil

De 12 a 15 de junho de 2014, Najat VALLAUD-BELKACEM, Ministra dos Direitos das Mulheres, das Cidades, da Juventude e dos Esportes, viaja ao Brasil para torcer pela seleção francesa.

A estadia da Ministra será pontuada por várias atividades, entre São Paulo e Porto Alegre.

Ela participa da cerimônia e do jogo de abertura entre Brasil e Croácia, quinta-feira 12 de junho.

Ela se reúne com a ONG "Gol de Letra", fundada pelo jogador de futebol Rai, visita a primeira favela "sustentável" do país, e vai inaugurar a “Casa Bleue", em Porto Alegre, onde vão se reunir os torcedores dos “Bleus”.

Ela também se reunirá com seus ministros homólogos tanto para discutir a situação das mulheres como o acolhimento de grandes eventos esportivos.

A Ministra torcerá para os Bleus em sua primeira partida em 15 junho, contra Honduras.

PROGRAMA

São Paulo

Quinta-feira, 12 de junho

10h00 Visita à "Vila Nova Esperança", primeira "favela sustentável" do país, construída com apoio da empresa francesa "Velours Sécurité"

15h00 Cerimônia de abertura da Copa do Mundo

17h00 Jogo de abertura da Copa do Mundo

Sexta-feira, 13 de junho

9h15 Visita da ONG “Gol de Letra”, com o ex-jogador Raí

12h30 Almoço com a Primeira Dama de São Paulo, Ana Estela Haddad; a Vice-Prefeita, encarregada da preparação da Copa do Mundo em São Paulo, Nádia Campeão; e com a Secretária de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau.

17h00 Visita ao Museu do Futebol na presença de Daniel Cohn-Bendit. Projeção de “Varzea, o futebol da minha quebrada ”, documentário sobre a várzea nas favelas dirigido pelo francês Stéphane Darmani.

Porto Alegre

Sábado, 14 de junho

13h30 Almoço com personalidades e ONG gaúchas encarregadas da luta contra a discriminação

16h00 Visita de uma brigada de intervenção para as mulheres vítimas de violência

20h00 Inauguração da “Casa Bleue” e encontro com torcedores franceses

Domingo 15 de junho

11h30 Encontro com Tarso Genro, Governador do Estado do Rio Grande do Sul

16h00 Primeiro jogo da seleção francesa

Contato: Caroline Vabret – 005511 9 84891279

Najat Vallaud-Belkacem nasceu dia 4 de outubro de 1977 em Beni Chiker, na região do Rif (nordeste do Marrocos). Durante a infância, se mudou para França com sua família. Estudou ciênças politicas e direito, e começou a sua carreira na equipe do Prefeito de Lyon (segunda maior cidade francesa), como encarregada de assuntos culturais e sociais. Em 2007, ela foi a porta-voz da politica Ségolène Royal (partido socialista) na eleição presidencial, ocupando essa função novamente em março de 2009 durante as primárias presidenciais socialistas de 2011. Em 16 de novembro de 2011, François Hollande, candidato do Partido Socialista (PS) para as eleições presidenciais de 2012, também decide nomeá-la porta-voz de sua campanha à presidência. De 2008 a 2013, foi vereadora da cidade de Lyon (França). Conselheira geral (que seria equivalente à deputada local, para departamentos franceses) socialista, foi nomeada em 16 de maio de 2012 como Ministra dos Direitos da Mulher e porta-voz do governo no primeiro e no segundo mandato de Jean-Marc Ayrault, Primeiro Ministro de François Hollande, no qual ela era a mais jovem. Em 2 de abril de 2014, com o inicio do mandato do novo Primeiro Ministro Manuel Valls, ela manteve seu cargo de Ministra dos Direitos da Mulher, além de incorporar os Ministérios das Cidades, Juventude e Esportes. Atualmente, já não ocupa mais as funções de porta-voz do governo.

publicado em 21/01/2015

início da página