Condecoração do sr. Fernando Menezes de Almeida [fr]

O Cônsul Geral da França, sr. Brieuc Pont, condecorou o senhor Fernando Dias Menezes De Almeida com as insígnias das Palmas Acadêmicas, em uma cerimônia organizada durante a gradução do duplo-diploma de Direito entre universidades francesas e a Universidade de São Paulo.

JPEG

Desde a infância o Fernando teve um contacto forte com cultura francesa, aprendendo muito cedo o idioma francês. Ao longo de sua carreira, ele manteve laços estreitos com a França.

Se formou na USP em Direito e a partir de 2002 começou a ensinar. Sua ligação com a França foi crescendo com o passar do tempo, e em 2007, ele foi convidado a ficar alguns meses no país através do programa "Personnalités d’avenir".

Professor da USP em 2013, ele foi convidado durante varias vezes por universidades francesas para divulgar seu conhecimento. Francófono e francófilo, ele é considerado um do mais fiéis e ativos motores da cooperação universitária entre a França e o Brasil.

Entre 2014 e 2016 foi membro do Conselho Científico da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) na Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Em 2014, ele lidera a iniciativa de montar com seus colegas franceses um acordo entre a Faculdade de Direito da USP e da Universidade Louis Lumière e Jean Moulin Lyon e da Universidade Jean Monnet em Saint-Etienne, criando um programa de duplo diploma.

Sua carreira continua a brilhar, pois em 2017 tornou-se Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), depois de ter sido durante dez anos Assessor do Presidente.

publicado em 06/12/2018

início da página