Cônsul Geral inaugura radar meteorológico franco-brasileiro em São Paulo [fr]

O Cônsul Geral Damien Loras inaugurou, no dia 14 de junho, o mais novo aliado da Grande São Paulo no monitoramento de chuvas: o radar Banda-X da empresa francesa Novimet. O Cônsul Geral saudou os esforços dos países na instalação desse importante aparelho meteorológico, que poderá auxiliar na previsão de situações de risco para danos causados por tempestades.

Fruto da cooperação entre o Governo da França e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), em parceria com a Universidade de São Paulo, o novo radar meteorológico de alta resolução representa a mais nova tecnologia de monitoramento de chuva, financiado pelo governo francês por intermédio da empresa NOVIMET, que por sua vez fez a doação do radar Banda-X.

Esta inovação, exemplo concreto das iniciativas de cooperação científica franco-brasileira, permitirá avanços significativos em projetos Pesquisa e Desenvolvimento na área de hidrometeorologia, permitindo também melhorar as previsões de tempo de curtíssimo prazo (nowcasting) e os modelos de previsão de cheias e de inundações na cidade de São Paulo. A melhoria na qualidade da previsão de chuva aumentará a eficácia do sistema de alerta, trazendo grandes benefícios para a população no gerenciamento da cidade.‎

Saiba mais clicando na imagem abaixo:

PNG

publicado em 23/06/2016

início da página