Cônsul Geral participa de despedida de estudantes brasileiros rumo a França [fr]

No último dia 7 de agosto, o Cônsul Geral da França em São Paulo encontrou estudantes brasileiros de partida à França. A festa de despedida foi organizada pela Campus France Brasil, agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França.

JPEG

Anualmente, a Campus France lança uma campanha de candidatura que permite aos estudantes brasileiros de integrar o sistema de ensino superior francês de nível Licence (Graduação) ou Master (Pós ou Mestrado). Para o ano universitário 2019-2020, 78% dos candidatos que passaram pela plataforma Campus France receberam ao menos uma resposta positiva de estabelecimentos franceses de ensino superior. Cerca de 260 brasileiros partem para a França em setembro. Entre eles, 51% irão se beneficiar de uma isenção total ou parcial dos custos da formação - sendo 35% destes, beneficiados pela Embaixada da França no Brasil.

No entanto, não são apenas os estudantes que se candidataram através do Campus France que estão se preparando para atravessar o Atlântico. Entre uma ampla gama de projetos de estudo, como intercâmbio universitário, projetos de duplo diploma, doutorado ou cursos de francês... Quase 1.350 estudantes brasileiros que estão se preparando para se juntar à França este ano!

Para celebrar esse breve embarque, os futuros estudantes puderam participar de uma amigável festa organizada pela Campus France na unidade Faria Lima da Aliança Francesa, na presença do Cônsul Geral, vindo para conversar sobre os desafios e vantagens dessa empreitada et desejar boa sorte. Sendo a França o primeiro empregador estrangeiro no Brasil, Brieuc Pont também lembrou as oportunidades de emprego no país através das empresas francesas.

Durante a festa, a equipe Campus France e um grupo de antigos estudantes brasileiros na França puderam partilhar suas experiências e conselhos aos que estão de partida. Uma excelente oportunidade de trocar ideias, de tirar dúvidas sobre a chegada ao novo país, de receber informações práticas da vida cotidiana francesa e formas de lidar com a inevitável saudade, e de encontrar futuros colegas.

JPEG

Boa sorte a todos!

Fotos: Nicolas Laitselart / MEAE

publicado em 12/08/2019

início da página