Cooperação entre as Universidades de Lyon e São Paulo: bolsas de doutorado [fr]

JPEG

Em maio de 2013, um acordo de cooperação estratégica entre a Universidade de Lyon (UdL) e a Universidade de São Paulo (USP) foi assinado com o objetivo de reforçar e promover a colaboração universitária em todas as áreas do conhecimento, favorecer a interdisciplinaridade científica e a inovação tecnológica e valorizar a pesquisa e suas aplicações. Esse acordo se inscreve no projeto da Universidade de Lyon de criar relações privilegiadas – construir uma Aliança Internacional – com um grupo de universidades estrangeiras selecionadas para com elas promover um « espaço integrado de pesquisa e de formação ».

A fim de participar da coordenação das parcerias estratégicas, identificar novas pistas de trabalho, impulsionar e desenvolver novos projetos de colaboração em formação e pesquisa, assim como de assegurar a interface com parceiros e autoridades locais, a UdL abriu em outubro de 2013 seu escritório de representação em São Paulo.

Com a finalidade de facilitar a mobilidade de doutorandos entre a Universidade de Lyon e seus parceiros que compõem a Aliança Internacional, o Programa PALSE - Programme Avenir Lyon Saint Etienne - acaba de lançar um edital para bolsas de doutorado. O programa financia:
- mobilidade de doutorandos da USP que desejem realizar um período de estudos/estágio doutoral de 3 a 6 meses em uma da instituições da Universidade de Lyon,
- mobilidade de doutorandos da Universidade de Lyon que desejem realizar um período de estudos/estágio doutoral de 3 a 6 meses na USP.

O edital e os formulários de candidatura estão disponíveis em francês e em inglês na página http://www.universite-lyon.fr/doctorat/ (Mobilité internationale)

Contato da UdL em São Paulo : Carla Ferro – carla.ferro@universite-lyon.fr

publicado em 11/07/2014

início da página