Covid-19: na mira de pesquisadores franceses e brasileiros [fr]

O Consulado Geral da França em São Paulo lança um ciclo de palestras com eminentes pesquisadores brasileiros e franceses sobre a Covid-19.

Com o apoio dos nossos parceiros Unesco Brasil, Nexo e Blogs de Ciência da Unicamp, as palestras acontecem de março a dezembro, com transmissão ao vivo no canal Youtube do Consulado. Próximo encontro dia 27 de setembro, às 18h.

A participação é totalmente gratuita e online - confira o programa e participe!

- No próximo dia 27/09, Helder Nakaya, pesquisador sênior no Hospital Israelita Albert Einstein, e Pedro Peixoto, professor associado de Matemática Aplicada na USP, tratarão sobre os avanços digitais no estudo de epidemiologia.

PNG - 460.5 kb
Palestra - Helder Nakaya e Pedro Peixoto
Palestra com Helder Nakaya e Pedro Peixoto : 27/09
PNG - 424.9 kb
Palestra - Marcelo Knobel e Natalia Pasternak
Palestra com Marcelo Knobel e Natalia Pasternak : 14/09

Neste artigo, você também confere as informações sobre as palestras que já ocorreram anteriormente. Reunimos também as entrevistas realizadas com o jornal Nexo e as traduções de algumas conferências já disponíveis. Confira nosso conteúdo sempre que quiser!

- No dia 14 de setembro, a microbiologista Natalia Pasternak - pesquisadora visitante na Universidade de Columbia (US) e Presidente do Instituto Questão de Ciência - e o físico Marcelo Knobel (UNICAMP) relataram os desafios de divulgar conhecimentos científicos em meio a uma época de grande desinformação e notícias falsas.

PNG - 424.9 kb
Palestra - Marcelo Knobel e Natalia Pasternak
Palestra com Marcelo Knobel e Natalia Pasternak : 14/09

- No dia 31 de agosto, o antropólogo Jean Segata, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tratou sobre o assunto : "Nas margens do virus".

PNG - 1.1 Mb
Palestra - Jean Segata
Palestra com Jean Segata - 31/08

- No dia 10 de agosto, a antropóloga Eugênia Motta da UFRJ abordou questões socio-econômicas, com as influências da pandemia na vida das favelas brasileiras.

PNG - 2.9 Mb
Palestra - Eugênia Motta
Palestra com Eugênia Motta : 10/08

- No dia 27 de julho, o antropólogo Ronaldo de Almeida, da Unicamp abordou questões relacionadas aos evangélicos e a Covid-19

Palestra - Ronaldo de Almeida - PNG

- No dia 6 de julho, o historiador Sidney Chalhoub, da Universidade de Harvard (Estados Unidos), trouxe uma perspectiva histórica das pandemias. Ele falou ao ‘Nexo’ sobre as epidemias do século 19 e as lições que elas deixam para a pandemia atual - confira aqui a entrevista!

Palestra - Sidney Chalhoub - JPEG

- No dia 1º de julho, o pesquisador Arnaud Saint-Martin, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) analisou a importância de se defender a ciência em um cenário muita desconfiança e falsas informações.

JPEG - 148.3 kb
Palestra - Arnaud Saint-Martin
Palestra com Arnaud Saint-Martin : 1/07

- No dia 16 de junho, duas antropólogas pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aparecida Vilaca e Francy Baniwa, analisaram o impacto da pandemia de Covid-19 e de outras doenças em comunidades indígenas da Amazônia. Confira aqui a entrevista concedida ao Nexo.

Palestra - Aparecida Vilaca & Francy Baniwa - JPEG

- No dia 2 de junho, o ciclo contou com a presença de uma dupla do Institut de recherche pour le développement (IRD): Mireille Razafindrakoto e François Roubaud, que analisaram as situações específicas e respostas dos municípios brasileiros face à pandemia. Eles também concederam entrevista ao Nexo jornal, que pode ser consultada aqui.

Palestra - Mireille Razafindrakoto et François Roubaud - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

PNG - 239.4 kb
Tradução em português da palestra de Traduction en portugais de la conférence de François Roubaud e Mirelle Razafindrakoto
Tradução em português da palestra de Traduction en portugais de la conférence de François Roubaud e Mirelle Razafindrakoto

- No dia 13 de maio, o Ciclo de Palestras convidou a pesquisadora Mariene Amorim, doutoranda em genética e biologia molecular da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, que explicou como surgem e o que significam as variantes do vírus. A pesquisadora também conversou com o Nexo, e a entrevista está disponível clicando aqui.

Palestra - Mariene Amorim - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

PNG - 274.6 kb
Tradução em francês da palestra de Mariane Amorim
Tradução em francês da palestra de Mariane Amorim

- No dia 27 de abril, o professor Stéphane Audoin-Rouzeau, diretor da École des hautes études en sciences sociales (EHESS), trouxe um aspecto social e político do atual momento, e falou sobre a utilização de paralelos entre a crise atual com a aquela vivida durante a I Guerra Mundial na França. Confira aqui a entrevista que o professor concedeu ao Nexo.

Palestra - Stéphane Audoin-Rouzeau - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

JPEG - 98.1 kb
Tradução em português da palestra de Stéphane Audoin Rouzeau
Tradução em português da palestra de Stéphane Audoin Rouzeau

- No dia 8 de abril, a palestra foi com o pesquisador em genética e biologia molecular Maurílio Bonora Júnor (UNICAMP), para conversar sobre o assunto que nos dá mais esperança diante do cenário pandêmico: as vacinas. O cientista analisou as diferenças e similaridades na produção das respostas imunes. Leia aqui a entrevista que o pesquisador concedeu ao Nexo sobre esse tema!

Palestra - Maurílio Bonora Júnior - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

JPEG - 93 kb
Tradução em francês da palestra de Maurílio Bonora Jr
Tradução em francês da palestra de Maurílio Bonora Jr

- No dia 30 de março, a virologista Angélica de Almeida Campos (da Plataforma Científica Pasteur-USP) para explicar as características próprias do vírus que transformou a rotina da humanidade. A virologista também concedeu entrevista ao Nexo, para tratar do tema - acesse clicando aqui.

Palestra - Angélica Cristine de Almeida Campos - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

JPEG - 91.3 kb
Tradução em francês da palestra de Angélica Campos
Tradução em francês da palestra de Angélica Campos

- A abertura foi dia 15 de março, e analisou a ação de países asiáticos em pandemias. O convidado para a palestra foi Frédéric Keck, antropólogo, diretor de pesquisa no CNRS (Centro nacional de pesquisa científica, França) e diretor do Laboratório de Antropologia Social (LAS) do Collège de France, laboratório fundado por Claude Lévi-Strauss. Acesse aqui a entrevista de Frédéric Keck ao Nexo.

Palestra - Frédéric Keck - JPEG

A tradução desta conferência já está disponível:

JPEG - 82.9 kb
Tradução em português da palestra de de Frédéric Keck
Tradução em português da palestra de de Frédéric Keck

Sobre o Ciclo de Conferências:

O objetivo do ciclo é discutir os impactos da pandemia em nossos corpos, nas sociedades (em particular da França e do Brasil), na ciência e nas rotinas de cidadãos ao redor do mundo. Os debates procurarão dar significados a esse momento, e também conversar sobre diferentes maneiras de reagir.

Conforme explicado acima, as transmissões acontecem pelo canal YouTube do Consulado - que disponibilizará posteriormente as conferências, com legendas em francês ou português, em função da língua falada pelo palestrante (ex : um palestrante francês terá a sua conferência legendada em português). O chat do canal permitirá que se faça comentários e perguntas.

Lembramos que as opiniões dos palestrantes não refletem necessariamente a posição oficial do Consulado Geral da França em São Paulo. O objetivo do ciclo é de mostrar reflexões e contribuições diversas das ciências sobre a pandemia.

O evento é uma parceria do Consulado com a representação da Unesco no Brasil, o jornal Nexo e os Blogs de Ciência da Unicamp.

publicado em 23/09/2021

início da página