Dia da Europa (9 de maio de 2018) [fr]

Nesse dia 9 de maio, em toda a Europa, nós celebramos nosso pertencimento a uma União onde há mais de 60 anos se conjugam a paz e a estabilidade, liberdades e proteção dos direitos, prosperidade e solidariedade.

O Dia da Europa comemora a Declaração de Robert Schuman, então Ministro das relações exteriores, proferida em 9 de maio de 1950 na sala do relógio do Quai d’Orsay, e considerada como o texto fundador da construção europeia.

A França está comprometida com uma refundação da Europa e carrega uma forte ambição para a União Europeia: uma soberania reinventada, uma unidade consolidada em torno de nossos valores, uma democracia vibrante.

Esse Dia da Europa 2018 também será o do lançamento da primeira consulta cidadã online pan-europeia, que complementa as reuniões físicas organizadas nos 27 Estados-membros. Hoje, ao meio-dia, a Comissão Europeia abre uma consulta disponível em 24 idiomas, chamando 450 milhões de europeus para votar a partir de um questionário definido por um painel cidadão, e acessível em francês.

Consulte o site aqui: http://www.quelleestvotreeurope.fr.

PNG

publicado em 09/05/2018

início da página