Dirigentes de indústrias francesas instaladas no Brasil se reúnem com o presidente da FIESP, Paulo Skaf

COMUNICADO À IMPRENSA - Dirigentes de indústrias francesas instaladas no Brasil expõem seu valor agregado ? economia local para o presidente da FIESP, Paulo Skaf

A Embaixada da França, por meio do embaixador Bruno Delaye, o Consulado Geral da França em São Paulo, por meio do Cônsul Geral Damien Loras, e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo promoveram, no dia 9 de maio, um encontro entre altos representantes de 18 empresas e o presidente da FIESP, Paulo Skaf, na sede da federação, em São Paulo.

Os empresários que participaram do encontro dirigem grandes indústrias francesas instaladas no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, em diversos setores: energia e transporte (Alstom), químico (Air Liquide, Arkema), farmacêutico (Sanofi), telecomunicações (Alcatel-Lucent), defesa (EADS, Thales), materiais elétricos (Legrand, Schneider Electric), materiais de construção, vidros e cerâmicas (Saint-Gobain), automobilístico (Citroën, Peugeot, Renault), tratamento de água (Veolia Water), alimentação (Norac), bebidas e produtos de luxo (LVMH), louças finas (Arc International) e produtos de beleza (L’Oréal).

Além da diversidade de setores, as empresas francesas se caracterizam pela constante criação de valor no Brasil através, por exemplo, de instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento locais. Todas as indústrias francesas no Brasil representadas no encontro na FIESP também contribuem com os processos de inovação e transferência de tecnologia para o país, pois suas plantas industriais trazem tecnologias da matriz para produzir localmente os produtos destinados a brasileiros e também a consumidores de outros países, fazendo do Brasil um exportador de produtos de ponta.

No encontro com Paulo Skaf, os dirigentes tiveram a oportunidade de expôr estas características fundamentais e particulares da presença francesa no Brasil, que já conta com cerca de 500 empresas francesas instaladas em território nacional, somando por volta de 500 mil empregos diretos no país. Nesta seara, a França trabalha em parceria com o SENAI na promoção de acordos de cooperação em formação profissional, além de ser um dos principais países receptores de estudantes bolsistas brasileiros.

Embaixador e Paulo Skaf: Everton Amaro/Fiesp - JPEG

Embaixador e Paulo Skaf: Everton Amaro/Fiesp - JPEG

Contato:
Serviço Econômico Regional da França no Brasil
Stéphane Mousset / Heliatrice Marques
Tel: (55 11) 3371-5441
Fax: (55 11) 3371-5410
stephane.mousset@dgtresor.gouv.fr / heliatrice.marques@dgtresor.gouv.fr

publicado em 31/03/2014

início da página