Discurso do Cônsul Geral em comemoração aos 100 anos da SANOFI no Brasil

Senhora Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico,
Senhores Prefeitos e demais autoridades,
Senhor Diretor Geral em nome qual cumprimento aqui todos os colaboradores da Sanofi
Prezados amigos,

E sempre com emoção que celebramos um século de existência de uma empresa, especialmente quando se trata de uma empresa desta dimensão. É fácil imaginar o teatro diário de esforços, lutas e conquistas, resumindo em uma palavra esta aventura humana que é o empreendedorismo.

A SANOFI é uma empresa aberta, arrojada, inovadora. Como vocês sabem melhor do que ninguém, a prosperidade da SANOFI baseia-se na pesquisa e na inovação. A cada ano, este grupo, que é o orgulho da França, investe milhões de euros em estudos clínicos aqui no Estado de São Paulo, mas também em inovações impactantes para a nossa saúde, em especial no campo digital.

Esta proximidade com os Brasileiros permite oferecer hoje à saúde da população brasileira quase 300 medicamentos e vacinas, 90% dos quais são produzidos no Brasil.

Não basta enfatizar: SANOFI BRASIL é um laboratório que emprega 4 000 brasileiros para produzir medicamentos para brasileiros no Brasil.

A dimensão internacional deste grupo não deve esconder esta realidade quotidiana de um laboratório profundamente enraizado no país que lhe acolheu. Sim, a SANOFI está no Brasil desde 1919! Hoje ela desenvolve parceiras estruturantes com instituições prestigiosas como a FioCruz, a USP, o Instituto Butantã.

Na corrida pela inovação, a SANOFI é uma das empresas que dá o exemplo. Isto requer um esforço de investimento muito pesado. Este é o preço da excelência! As empresas francesas no Brasil sabem bem disso e continuam investindo neste país. Elas se tornaram o principal investidor no Brasil, com nada menos do quê 36 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano. O próprio governo francês não poupa esforços para apostar no futuro do Brasil, apoiando com toda a sua força a fundação da melhor escola internacional do país a preços acessíveis, o Liceu franco-brasileiro de São Paulo - Lycée Pasteur.

Todos conhecem o dito de John Galbraith "A previsão econômica foi inventada para tornar a astrologia respeitável". Apesar das promessas feitas, a economia brasileira ainda luta hoje e os sinais da tão esperada recuperação permanecem fracos. No entanto, a França tem a convicção de que a política de reformas implementada no Congresso é necessária para permitir que este país atraia mais investidores e se integre mais nas cadeias globais de valor. A França e as suas empresas não esperaram nem por estas reformas, nem que outros invistam, por um simples motivo: elas confiam no Brasil. A amizade e a confiança da França no Brasil são fortes e resistem a todas as tempestades, especialmente quando se está convencido de que, embora violentas e inabituais, são passageiras.

Sim, a França tem ambições para o Brasil e para uma relação destinada a voltar à sua natureza serena e da qual beneficiam milhões de franceses e brasileiros, em particular, aqui, os 500 000 empregados de empresas que fazem da França o maior empregador estrangeiro deste país, e os milhares de empresas brasileiras - penso particularmente no agronegócio - que exportam para a França e para a Europa. Penso nos milhões de brasileiros que diariamente se beneficiam da excelência de nossos produtos, desenvolvidos graças à ambição de inovação de nossas empresas. E a ambição pela inovação, a SANOFI a mantém elevada. Estamos falando de um grupo que, no mundo todo, investe mais de 5 milhões de Euros por ano em pesquisa. O sucesso das vacinas, em particular contra a febre amarela, e dos produtos desenvolvidos pela SANOFI é um exemplo emblemático de uma pesquisa a serviço dos seres humanos! A Sanofi está aqui há muito tempo e por muito tempo, como as milhares de empresas que contribuem diariamente para a longa trajetória do Brasil rumo à ordem e ao progresso. A França se orgulha de estar ao lado da Sanofi neste centésimo aniversário.

Feliz aniversário e vida longa à Sanofi do Brasil!
Muito obrigado a todos pela atenção.

publicado em 11/09/2019

início da página