Embaixador Michel Miraillet faz visita oficial a Porto Alegre [fr]

Acompanhado do Cônsul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, e das equipes da Embaixada e do Consulado, Miraillet organizou diversas reuniões e ricas trocas com interlocutores locais.

O Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, esteve em Porto Alegre entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2018, para promover e desenvolver a cooperação universitária e econômica com o Estado do Sul do Brasil.

Michel Miraillet foi recebido no Palácio Piratini pelo Governador José Ivo Sartori, antes da assinatura de um convênio entre o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), possibilitando um crédito em torno de 50 milhões de euros para financiar projetos de impacto positivo ao meio-ambiente e clima na região sul do país. O Embaixador também encontrou o prefeito de Porto Alegre, Neslon Marchezan Júnior.

PNG

Durante a última quarta-feira, 28 de fevereiro, o Embaixador recebeu mais de 100 pessoas na Fundação Iberê Camarago para prestar homenagem a personalidades emblemáticas do Rio Grande do Sul. Na ocasião, ele condecorou com insígnias de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (que também leciona francês na Universidade Federal de Pelotas), o ex-presidente da Aliança Francesa de Porto Alegre, Gilson Galera e a professora universitária Ghissia Hauser. O Embaixador também entregou a medalha de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras ao diretor cultural do SESC-RS, Silvio Bento Alves.

Na sequência, Michel Miraillet visitou o TecnoPUC, destacando na ocasião a importância da França ao investir na cooperação universitária a longo prazo e o interesse de universidades brasileiras e empresas francesas em desenvolver a inovação. O TecnoPUC, pólo de pesquisa de excelência, agrupa 130 entidades, laboratório universitários e empresas - empregando 6.500 pessoas.

JPEG

O Embaixador também se reuniu com chefes de empresas durante a reunião dos conselheiros de comércio exterior, e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) - lembrando que a França tem um forte presença econômica no Estado, representada nos setores da energia, do agro-alimentar e da sdaúde.

A visita seguinte foi à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde o Embaixador encontrou-se com o Reitor Rui Vicente Oppermann. Apenas em 2017, 198 missões de pesquisadores da UFRGS foram realizadas na França, mostrando os laços fortes que existem entre a instituição de ensino brasileira e seus parceiros francesas.

PNG

A presença em Porto Alegre também foi a ocasião de encontrar a imprensa local. Recebido pelo Grupo RBS, o Embaixador foi entrevistado pelo jornal Zero Hora, e falou sobre a importância da cooperação na área da Defesa entre a França e o Brasil - afim de lutar contra o terrorismo e o tráfico de drogas. Miraillet também falou sobre as oportunidades econômicas de desenvolvimento nos níveis agro-alimentar e universitário.

publicado em 20/03/2018

início da página