FAPESP e ANR lançam chamada de propostas em Mudanças Ambientais e Sociedade [fr]

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Agence Nationale de la Recherche (ANR), lançam nova chamada de propostas para selecionar e apoiar novos projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.
A chamada integra o Programa “Sociedades, Mudanças Climáticas e Ambientais” (SOC&ENV) e está de acordo com os termos do Acordo de Cooperação celebrado entre a ANR e a FAPESP.

Para a edição de 2013, o programa está estruturado a partir de quatro eixos temáticos:
- Variabilidade e previsibilidade climática regional de meses a décadas com foco nas Geociências, incluindo Física e Biogeoquímica;
- Alterações no solo e na água em escala regional considerando as Geociências e as Ciências da Vida;
- Superação de lacunas de conhecimento no campo das Humanidades e Ciências Sociais;
- Pesquisas integradas para soluções mais eficazes, visando abordagens interdisciplinares e engajamento dos usuários.

As propostas devem ser apresentadas em inglês até 19 de março de 2013 e devem ser submetidas diretamente à ANR pelo proponente parceiro na França, conforme regras descritas na Chamada de Propostas publicada pela ANR, notadamente as condições específicas para a cooperação franco-brasileira e à FAPESP pelo proponente parceiro no Brasil conforme os programas - Regular ou Projeto Temático.

Cada projeto será financiado por um período de 24 a 48 meses. A média de financiamento indicativa por cada signatária será de € 250 mil para um projeto de duração de três anos.
Dúvidas relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para Chloé Deygout através do endereço: chloe.deygout@agencerecherche.fr

publicado em 31/03/2014

início da página