Filósofo senegalês lança livro em SP a convite do Instituto Francês do Brasil [fr]

Souleymane Bachir Diagne, professor dos departamentos de filosofia e de francês da Columbia University (EUA) e produtor uma imensa obra sobre as tradições filosóficas e culturais da África e do mundo islâmico, veio a São Paulo nos últimos dias 19 e 20 de agosto.

Convidado pela Embaixada da França no Brasil e o Instituto Francês do país (IFB), Diagne participou de dois eventos para lançar localmente seu livro, "Berson: pós-colonial".

O autor debateu pontos importantes de sua obra com a Profª. Drª. Silene Torres Marques (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) na livraria Taperá Taperá no último dia 19/08. No dia seguinte, esteve em uma conferência similar na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - campus Guarulhos. As etapas também foram apoiadas pelo Consulado Geral da França em SP.

JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG
JPEG

Biografia

Souleymane Bachir Diagne nasceu em Saint-Louis no Senegal, em 1955. É doutor em filosofia e em matemática, tendo passado ao longo de sua formação pela Ecole Normale Supérieure e pela Université Panthéon-Sorbonne, ambas em Paris, França. Foi professor de filosofia na Université Cheick Anta Diop, Dakar-Senegal e leciona filosofia africana e francesa nos departamentos de Filosofia e de francês da Universidade de Columbia, em Nova York. É diretor do Instituto de Estudos Africanos, membro do Comitê Científico do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África, membro do Comitê africano e malgache para o Ensino Superior e membro do Conselho do Futuro da UNESCO. Tem extensa obra que inclui estudos sobre a história da lógica e da matemática, sobre filosofias africanas e da tradição islâmica. Em 2004 compôs a lista da Nouvel Observateur dos 25 grandes pensadores do mundo. Em 2007 foi escolhido pela revista Jeune Afrique como uma das 100 personalidades que fazem a África. Em 2019 recebeu premiação da prestigiosa American Academy of Arts and Sciences em reconhecimento pela obra.

Diagne vem ao Brasil para participar do Estágio Intensivo Master Europhilosophie/UNILAB na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês, São Francisco do Conde Bahia.

Confira a reportagem da RedeTV! realizada durante a ocasião:

PNG

Fotos: Vincent Zonca / MEAE

publicado em 26/08/2019

início da página