França lança iniciativa para desenvolver o idioma francês no mundo [fr]

Projeto "Mon idée pour le français" fará consulta mundial para promover a língua francesa e o plurilinguismo.

AFP

O Governo francês lançou na última sexta (26) o site "monideepourlefrancais.fr" com o objetivo de reunir propostas de francófonos ao redor do mundo na concepção de um grande plano para a língua francesa - a ser apresentado pelo presidente Emmanuel Macron no próximo dia 20 de março,

As ideias apresentadas através de uma plataforma digital "não ficarão apenas no papel" e servirão "para alimentar um grande plano para o idioma e o plurilinguismo no mundo", declarou Jean-Baptiste Lemoyne - secretário de Estado no Ministério das Rel. Exteriores francês - durante o lançamento do site em Paris.

O presidente Macron, presente cada vez mais na cena internacional, recentemente fez da francofonia uma "causa nacional", uma vez que o número de falantes da língua deve triplicar até 2050, dos 274 milhões para 750 milhões de pessoas francófonas no mundo.

O chamado às ideias é destinado aos franceses, estrangeiros francófonos e também aos que se interessam pelo idioma. A ação também contará com uma Conferência Internacional em Paris, nos dias 14 e 15 de fevereiro, reunindo personalidades e atores da sociedade civil de diferentes nacionalidades. O conjunto da obra definirá o plano de 20 de março, Dia da Francofonia.

publicado em 26/01/2018

início da página