Governo estadual lança programa ’Paraná fala Francês’ com apoio do Consulado [fr]

Iniciativa faz parte do plano “Paraná fala Idiomas", que contribui com a a internacionalização das universidades estaduais do Estado.

PNG

O Governo do Paraná fez o lançamento do Programa Paraná fala Francês, durante reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no último dia 13 de março. O programa faz parte da primeira etapa de um programa maior, pertencente ao plano estratégico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) chamado “Paraná fala Idiomas", que tem como objetivo contribuir com a promoção da internacionalização das universidades estaduais do Paraná.

O novo programa tem como objetivo fomentar parcerias com países falantes de língua francesa, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do Programa Paraná fala Idiomas.

“Estamos investindo na consolidação do processo de internacionalização desenvolvido pelas universidades estaduais. Trata-se de um programa que vai estimular ações diretas e intensivas em rede no contexto universitário, que contribuam para a execução de programas de mobilidade internacional”, destacou o secretário João Carlos.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Paraná fala Francês, Eliane Segati, o programa inicia de forma consciente e estruturada, com parceiros que são referência no ensino de francês como língua estrangeira, possibilitando à equipe do programa uma capacitação intensiva e qualificada, com perspectivas de ampliação das ações em conjunto que contribuirão para o desenvolvimento do processo de internacionalização do Estado.

Serão ofertados cursos que viabilizem a utilização da língua francesa e auxiliem na formação de docentes de diferentes áreas do conhecimento. “Esses e outros cursos previstos contribuirão para potencializar as publicações em revistas internacionais, e também contribuirão para o preparo da comunidade acadêmica para o cenário da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir de um cenário de diversidade linguística e cultural”, reforçou a coordenadora.

O Programa terá como parceiros o Consulado da França e a Aliança Francesa de Curitiba, além do Governo Canadense, representado pela Languages Canada, uma associação do setor de educação linguística do Canadá.

publicado em 16/03/2018

início da página