Jornada dedicada às oportunidades de emprego relacionadas à França [fr]

JPEG

O dia 12 de novembro de 2019, terça-feira, começou pela manhã com as reuniões "Francês, língua do emprego", organizadas pelo serviço de cooperação linguística, no qual participaram cerca de cinquenta pessoas (representantes de empresas, setor cultural, educadores, professores universitários e estudantes). A manhã começou com a apresentação dos resultados da pesquisa (principalmente por um estudo financiado pela Agência Universitária da Francofonia) sobre representações profissionais da língua francesa, seguido de uma mesa redonda sobre a relação entre empregabilidade e desafios linguísticos e interculturais. Essas intervenções não apenas enfatizaram a importância dos aspectos e valores culturais trazidos pelo uso do francês dentro de uma empresa, mas também as oportunidades que uma empresa ganha com o recrutamento de funcionários que falam francês. As 850 empresas e filiais francesas empregam quase 500.000 pessoas no Brasil e representam 27 bilhões de euros em investimentos. O programa detalhado do evento está disponível aqui: https://saopaulo.consulfrance.org/Encontro-Frances-lingua-do-emprego-em-Sao-Paulo.

JPEG
JPEG

Essas reuniões foram seguidas pela 5° Salão de Carreiras, organizado pelo Campus France Brasil. O evento reuniu 17 empresas - de grandes grupos a start-ups - e 500 ex-alunos. A oportunidade foi aproveitada para lembrar as empresas francesas de que podem confiar nessa rede e em seus talentos para prosperar no Brasil. Durante esse dia, as empresas puderam identificar futuros colaboradores, muitas vezes francófonos, com habilidades interculturais pelos serviços que desenvolvem no território brasileiro.

A rede France Alumni Brazil (https://www.francealumni.fr/pt/representacao-diplomatica/brasil) possui atualmente mais de 10.300 perfis. Os Alumni da França permitem que seus membros acessem ofertas de treinamento, bolsas de estudos, estágios ou empregos, para se manterem informados sobre as notícias culturais e turísticas da França. Essa rede social também é uma oportunidade para o desenvolvimento internacional de nossas empresas e universidades, possibilitando estabelecer novas parcerias, econômicas ou acadêmicas.

O embaixador também lançou, por ocasião deste dia, o programa "O francês te emprega”, que permitirá, a partir de 2020, a estudantes de departamentos de francês realizarem estágios em empresas e aprimorar ou adquirir novas habilidades, principalmente as linguísticas.

publicado em 26/11/2019

início da página