Lançamento da "Cátedra CAPES para a Sorbonne Universités" [fr]

A Sorbonne Universités e a CAPES estão orgulhosos de anunciar o lançamento de um novo programa de mobilidade internacional com o Brasil: Cátedra CAPES para a Sorbonne Universités.

PNGEste programa, financiado pela CAPES, permite que a cada ano dois pesquisadores brasileiros de alto nível permaneçam por um período de seis meses em uma das instituições membro da Sorbonne Universités.

Os dois acadêmicos selecionados serão remunerados com auxílios da CAPES para a duração da sua estada na França.

Este novo programa tem como objetivo fortalecer as relações científicas e acadêmicas, já expressivas entre a Sorbonne Universités e seus parceiros brasileiros, e contribuir para a construção de parcerias estratégicas em grande escala.

O Edital para candidatar-se está aberto de 01/12/2014 a 01/03/2015.
Para saber mais informações sobre o programa (elegibilidade, modalidades disponíveis de candidatura, documentos necessários, critérios de avaliação e calendário) e apresentar sua proposta, visite o site CAPES:

http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/catedra-sorbonne

Os documentos requisitados em língua estrangeira podem ser apresentados em francês ou inglês.

Importante:

- Para participar do programa Cátedra CAPES para a Sorbonne Universités, os pesquisadores brasileiros devem apresentar uma carta-convite do diretor do laboratório de acolhimento da Sorbonne Universités, como um dos documentos obrigatórios da inscrição no site da Capes. Este programa tem como objetivo fortalecer e estabelecer relações entre as equipes de pesquisa do Brasil e da Sorbonne Universités.

- As instituições membro da Sorbonne Universités sucscetíveis de acolhimento de titulares da Cátedra CAPES são: Université Paris-Sorbonne ; Université Pierre-et-Marie Curie ; Université de Technologie de Compiègne ; Muséum National d’Histoire Naturelle ; INSEAD

- As organizações de pesquisa membros da Sorbonne Universités (CNRS, INSERM, IRD, INRIA) podem participar do acolhimento do titular de uma Cátedra CAPES como parte de uma unidade conjunta envolvendo a Université Paris-Sorbonne, Université Pierre-et-Marie Curie, Université de Technologie de Compiègne ou Muséum National d’Histoire Naturelle.

Para mais informações sobre este programa, entre em contato : catedra.sorbonne@capes.gov.br ou international@sorbonne-universites.fr

publicado em 12/02/2015

início da página