O Brasil reconhece e protege a indicação geográfica Champagne [fr]

Em evento na residência consular francesa em São Paulo, os representantes do Comité Champagne receberam o certificado de registro da denominação de origem Champagne.

Dilma Rousseff, a Presidenta da República do Brasil, anunciou oficialmente, no dia 11 de dezembro de 2012, durante a sua visita de Estado em Paris, para François Hollande, Presidente da República francesa, o registro da indicação geográfica Champagne pelo Brasil.

O Certificado de Registro da indicação geográfica Champagne foi entregue, no dia 18 de abril de 2013, pelo senhor Breno Bello de Almeida Neves, Diretor de Contratos, Indicações Geográficas e Registros do Instituto nacional da propriedade industrial, aos representantes do Comité Champagne, durante uma cerimônia na residência do consulado da França em São Paulo, com a presença dos representantes das autoridades governamentais brasileiras e francesas.

A indicação geográfica Champagne está entre as primeiras indicações geográficas a serem registradas pelo Brasil.

Este registro dá à indicação geográfica Champagne uma proteção no território brasileiro contra qualquer uso do nome Champagne ou de qualquer termo derivado.

O Brasil juntou-se assim a numerosos países, como China, Índia, Austrália, África do Sul, que reconhecem e protegem a indicação geográfica Champagne.

O Brasil, que já está no décimo ranking dos países consumidores de Champagne fora da União Europeia, ultrapassou o marco simbólico do primeiro milhão de garrafas de Champagne importadas em 2011. O país se posiciona como um mercado do futuro e uma nova fronteira de crescimento importante para o desenvolvimento das vendas de Champagne fora da Europa.

Contato : Sophie Lechevalier - Bureau du Champagne, Brasil - sophie.lechevalier@champagne.com

Da esquerda para direita: Pierre Larmandier, Presidente da Comissão Comunicação e Denominação Champagne do Comité Champagne Breno Neves, Diretor de Contratos e Indicações geograficas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial Jean-Luc Barbier, Diretor Geral do Comité Champagne - JPEG

o Cônsul Geral na residência - JPEG

O Bureau du Champagne no Brasil, localizado em São Paulo, é responsável para representar o Champagne, manter
relações com autoridades políticas e administrativas, comunicar com imprensa, informar o publico, e cuidar da proteção da
indicação geográfica Champagne.

publicado em 31/03/2014

início da página