O grupo de professores particulares (GPP) da associação de professores de francês do Estado de São Paulo [fr]

Para o ano 2015, o primeiro encontro do “grupo de professores particulares” (GPP) aconteceu na sede da associação, no sábado 28 de fevereiro, sob a coordenação de Beatriz Sydow Turquetti. O tema principal foi “A prática da oralidade: atividades de compreensão e de produção oral no âmbito da aula particular”.

Único no Brasil, este grupo existe desde 2008, conta com quarenta e três membros ativos e organiza seis reuniões anuais que são focadas na formação continuada dos docentes e nas problemáticas próprias à aprendizagem do francês como língua estrangeira em um contexto de aulas particulares. Seus membros participam regularmente de ateliês de didática das línguas, das jornadas pedagógicas da universidade de São Paulo, do banho linguístico de Campos do Jordão, do colóquio pedagógico da Aliança francesa e da viagem à França que a APFESP organiza a cada ano em julho.

O GPP, que adotou um logotipo representando um beija-flor (pássaro solitário que desempenha um papel essencial nos ecossistemas favorecendo a polinização das flores), mantém uma página de Facebook e um blog: http://gppfrances.blogspot.com.br. Estas ferramentas de comunicação permitem-lhe ser reconhecido como uma estrutura que, fora dos quadros institucionais, ensina nossa língua, prepara alunos brasileiros às certificações de francês e acompanha os grandes programas de mobilidade para as universidades francófonas.

PNG

publicado em 14/04/2015

início da página