Palestra da Profa. Maud Devès : "Qual é o papel dos cientistas e das ciências frente às catástrofes ?” [fr]

A Universidade de São Paulo (USP) e o Consulado geral da França em São Paulo organizam a palestra "Qual é o papel dos cientistas e das ciências frente às catástrofes ?”, da Professora francesa Maud Devès, que será realizada na quinta-feira 09 de abril de 2015, às 18h, no Instituto de Geociências da USP.

JPEGMaud Devès :
A Profa. Maud Devès trabalha no Instituto de Física do Globo em Paris (IPGP). Fez Mestrado em ciência dos materiais (2006) e Doutorado em geofísica (2010). Desde então, tem se envolvido em várias áreas de pesquisa. Combinando observações com a modelagem, a sua atividade de pesquisa é predominantemente vocação a uma melhor compreensão do comportamento mecânico e térmico da Litosfera da Terra. Desde 2011, ela está ativamente envolvida em pesquisas que exploram a interação entre paisagem dinâmica e evolução humana e trabalha com arqueólogos e antropólogos. Em 2013, decidiu fazer Mestrado em Psicologia e Psicanálise Antropologia. Sua experiência interdisciplinar a leva a apreciar a interface entre a ciência e a sociedade como uma compreensão dos eventos ou processos que afetam nosso ambiente natural – desastres naturais e mudanças climáticas – e das interações com as nossas sociedades.

Título: Qual é o papel dos cientistas e das ciências frente às catástrofes ?

Nosso relacionamento com a ideia das catástrofes não é simples. Passamos muito tempo a discutir a possibilidade de uma catástrofe, mesmo em lugares onde nunca teve. Esta leitura vai questionar este paradoxo e discutir a função dos cientistas e da ciência frente aos desastres naturais. A Profa. Maud Devès vai se inspirar das contribuições de geofísica, antropologia, psicanálise e filosofia da ciência e dos exemplos de desastres famosos tais quais o terremoto de Lisboa de 1755 ou o tsunami e terremoto de 2009 que provocaram controvérsias violentas. A questão da mudança do clima também será discutida com o objetivo de levar o público a considerar o papel da ciência e da tecnologia em nossa relação com o mundo natural.

Data: Quinta-feira, 09 de abril de 2015 às 18h
Local: USP/Instituto de Geociências, Rua do Lago 562, Cidade Universitária– São Paulo, Auditório A5

Tradução simultânea francês-português.
Entrada livre. Inscrição : coline.salzmann@diplomatie.gouv.fr

JPEG

publicado em 10/04/2015

início da página