Palestra do historiador Michel Cahen na Biblioteca Mário de Andrade [fr]

JPEG

" A colonização portuguesa na África, um caso excepcional (séculos XIX e XX) ? "

Michel Cahen é pesquisador do Centre National de la Recherche scientifique (França) no centro de pesquisa "As Áfricas no mundo" do Instituto de Estudos Políticos de Bordeaux. Especialista da história colonial portuguesa contemporânea e dos atuais Países africanos de língua oficial portuguesa, ele criou em 1994 a revista trilíngue Lusotopie publicada em francês, português, inglês. Estuda notadamente a relação entre marxismo e nacionalismo, etnicidade e democracia, identidade e cidadania, capitalismo e colonialidade. É atualmente pesquisador convidado no Departamento de sociologia da USP, pelo programa das Cátedras Francesas no Estado de São Paulo.

São muitos os mitos relativos à colonização portuguesa na África, mas eles devem também ser interpretados à luz da história. Teve realmente essa colonização uma duração de cinco séculos? E paralelamente houve uma “resistência africana” de cinco séculos? Foi esta colonização no século XX arcaica em comparação às outras colonizações européias? Foram os portugueses que iam para a África camponeses lusitanos integrados nos Trópicos? E verdade que foi uma colonização sem racismo?

O Professor Michel Cahen tentará responder a estas perguntas em palestra a ser proferida na terça-feira 27 de agosto de 2013 às 16 horas no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, localizada Rua da Consolação 94, no Centro de São Paulo.

JPEG

publicado em 31/03/2014

início da página