Palestra sobre o tema « bilinguismo e aprendizagem precoce » no Liceu Pasteur [fr]

JPEG
Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e o Consulado Geral da França em São Paulo, o Liceu Pasteur (unidade Vergueiro) organiza a palestra intitulada “bilinguismo e aprendizagem precoce: mitos e realidades” na sexta-feira 12 de setembro às 16h. Será apresentada em francês, na sala audiovisual do liceu, localizado Rua Vergueiro, 3799/São Paulo.

“Bilinguismo e aprendizagem precoce: mitos e realidades”
Quais são os processos envolvidos na aquisição da língua materna (percepção e produção)? Quais são as especificidades da aquisição bilíngue e da aprendizagem precoce das línguas? Existe uma ordem e etapas na aquisição da linguagem, qualquer que seja a língua? Quando as crianças começam a produzir suas primeiras palavras e frases? As crianças de meio bilíngue falam primeiro uma algaraviada nas duas línguas ou escolhem uma língua em comparação com a outra? Existe um período ideal ou um período limite para aprender uma língua estrangeira? Um melhor conhecimento desses fenômenos ajudará os pais e os educadores a seguir melhor o desenvolvimento da linguagem e da identidade dos jovens estudantes e permitirá quebrar alguns preconceitos negativos vinculados ao bilinguismo e ao ensino precoce das línguas.

Christelle Dodane, Alessandra Del Ré et Ranka Bijeljac-Babic
Professora doutora em ciências da linguagem e membro do laboratório PRAXILING da universidade Paul Valéry de Montpellier 3 (França), Christelle Dodane é titular de uma cátedra francesa na UNESP Araraquara no âmbito de uma colaboração com a professora Alessandra Del Ré, membro do equipe NaLingua (CNPq). Ranka Bijeljac é professora doutora em psicologia na universidade de Poitiers e lidera atividades de pesquisa no laboratório Psicologia da Percepção da universidade Paris Descartes. E especialista da aquisição bilíngue nas crianças, tanto ao nível da percepção que da produção. Prepara o livro De langue maternelle bilíngue, a ser publicado em 2014 nas edições Odile Jacob.

publicado em 28/08/2014

início da página