Palestras na Biblioteca Mário de Andrade [fr]

A Biblioteca Mário de Andrade, a Universidade de São Paulo (USP) e o Consulado Geral da França em São Paulo convidam para as palestras de dois professores titulares de uma Cátedra Francesa no Estado de São Paulo, na terça-feira 17 de setembro às 16 e 18 horas, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, localizada na Rua da Consolação 94 – Centro/São Paulo.


“A Europa em crise. A questão da supranacionalidade.”, por Olivier Camy, às 18 horas

Construção supranacional única no mundo, a União Européia gera muitas reações contraditórias. Atrasada no seu desenvolvimento pelos soberanistas que lamentam uma confiscação do poder dos Estados-nações, tambem é criticada por federalistas reclamando, ao contrário, mais integração e transferências de competências. No meio deste fogo cruzado, estaria em “crise de soberania”, testemunhando o vigor dos debates sobre a democracia européia. Sob a luz da atualidade recente, essa palestra fará a análise do que está em jogo e refletirá sobre o conceito de democracia pós-nacional.

Olivier Camy é professor de direito e filosofia política na Universidade da Borgonha (França) e no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po Paris). Titular de uma Cátedra Francesa no Estado de São Paulo, ensina atualmente na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Seu último livro publicado este ano na França tem como título “Os mitos da fundação e a Europa”.

A Europa em crise. A questão da supranacionalidade. - JPEG

“Ser piloto de helicóptero em São Paulo: os desafios de uma profissão”, por Christian Azaïs, às 18 horas

Exercer uma profissão qualificada e ser submetido à flexibilidade dos contratos de trabalho não são fatores incompatíveis, como atesta a experiência dos pilotos de helicóptero em São Paulo. Esta profissão, prova da presença da globalização nessa metrópole, ilustra a pluralidade dos status e dos salários para este segmento de profissionais. Ela revela, também, os desafios e tensões oriundos de interesses divergentes e, portanto, que remetem à governança metropolitana.

Christian Azaïs é docente na Faculdade de Economia e Administração de Empresas em Amiens (França), e pesquisador do Centre National pour la Recherche Scientifique no Instituto de pesquisa interdisciplinar em ciências sociais (Irisso) da Universidade Paris Dauphine. Durante 12 anos, ele foi professor de Ciência política na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professor convidado no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo como titular de uma Cátedra francesa no Estado de São Paulo. Seus temas de pesquisa são o trabalho e suas transformações, em uma dimensão comparativa Norte-Sul.

JPEG

publicado em 31/03/2014

início da página