Parcerias entre as associações de professores de francês e as escolas francesas [fr]

Com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, as associações de professores de francês da circunscrição consular de São Paulo – Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – estabeleceram parcerias com escolas francesas de FLE, com o objetivo de facilitar a mobilidade de seus membros e de oferecer condições especiais àqueles que pretendem ter uma formação linguística e/ou didática na França.

Essa colaboração possibilita, principalmente, oferecer aos membros das associações estadias-formações de duas semanas, co-financiadas pela escola parceira e pela associação. Todas as escolas francesas selecionadas para esse programa receberam o selo de Qualité français langue étrangère, criado em 2007, como reconhecimento oficial aos centros de idioma que ministram cursos de francês de qualidade.

As parcerias estabelecidas até o momento são as seguintes:

- Associação dos professores de francês do Paraná: Escola Azurlingua de Nice

- Associação dos professores de francês do Rio grande do Sul: Escola Accent français de Montpellier

- Associação dos professores de francês de Santa Catarina: Colégio international de Cannes

- Associação dos professores de francês de São Paulo: Escola French in Normandy de Rouen.

Para este ano, dois bolsistas já foram selecionados nos Estados do Paraná (Ednéia Gea Chagas) e de São Paulo (Regina Cibelle de Oliveira): a viagem deles acontecerá em julho de 2015. No Paraná, duas novas bolsas serão atribuídas durante as « Jornadas de imersão » de Londrina (20 de junho) e de Maringá (21 de junho). Para Santa Catarina e Rio grande do Sul, os primeiros bolsistas irão à França, respectivamente, em julho-agosto de 2015 e no início de 2016. Em todos os casos, as associações de professores de francês publicarão os editais e designarão os contemplados.

PNG

PNG

PNG

publicado em 23/06/2015

início da página