Paris recebe prêmio de Leonardo DiCaprio por seu engajamento climático

Capital francesa é reconhecida por sua luta na aplicação dos Acordos de Paris e pretende criar fundo de investimentos para empresas eco-sustentáveis

Paris (AFP)

A prefeita de Paris Anne Hidalgo recebeu esta semana o prêmio New World Leadership por sua ação voluntária em favor da aplicação dos Acordos de Paris (documento internacional obtido após a COP21, em novembro de 2015). A cerimônia aconteceu em um jantar de gala para caridade organizado pela fundação beneficente do ator norte-americano Leonardo DiCaprio, como foi anunciado pela prefeitura da cidade em um comunicado.

"Estou muito honrada e gostaria de compartilhar com toda a minha equipe em Paris e também com os membros do C40 (grupo de 91 cidades engajadas na luta contra o aquecimento global, presido por Anne Hidalgo) que trabalham para proteger o meio ambiente", disse a política.

A premiação, entregue em Saint-Tropez, saúda o engajamento em fazer de Paris a capital da transição energética e em agir com determinação global pró Acordo de Paris.

DiCaprio, embaixador da Nações Unidas para o Cima, criou em 1998 a Fundação Leonardo DiCaprio (LDF, na sigla em inglês) que apoia organizações dedicadas a proteção ambiental e reconhece no trabalho da Prefeitura de Paris um exemplo a ser seguido.

A capital francesa empenha-se para a criação de um "fundo verde", independente do governo municipal, que recolherá investimentos privados e os aplicará nas empresas inovadoras que contribuem para a transição ecológica, nos setores de tratamento de dejetos e da qualidade do ar e das energias renováveis.

publicado em 27/07/2017

início da página