Presença econômica francesa em SP: entrevista com Julien Lisbona, do 3 Brasseurs Brasil

Série de entrevistas do Consulado da França em São Paulo apresenta exemplos do sucesso empreendedor na capital paulista.

Sexta-feira pode ser um bom dia de comemorar a presença econômica da França em São Paulo. E você pode fazer isso no "Les 3 Brasseurs Brasil" - um bar, restaurante, e brasserie no coração do Itaim Bibi !

Fundado em 2014, o 3B Brasil é a primeira filial da rede francesa no país - oferecendo seu chopp artesanal geladinho nos 7 dias da semana. Gerenciado por uma equipe de empreendedores franceses, entres eles nosso entrevistado, Julien Lisbona, o local emprega 48 pessoas e agita o famoso bairro da capital.
Sua decoração é inspirada em fábricas antigas e sua cozinha prepara desde quitutes típicos de bar, até especialidades da culinária francesa.

E, sim! Eles produzem cerveja artesanal no local - em uma micro-cervejaria que fermenta, matura, prepara e entrega 6 tipos diferentes de cerveja ao público.

Para saber mais sobre o bom gosto e a innovation francesa no agito paulistano, conversamos com Julien Lisbona, que recebeu a equipe do Consulado no endereço do 3B Brasil.

Consulado: O sr. poderia apresentar brevemente o empreendimento?

Julien Lisbona: "O 3 Brasseurs" chegou a São Paulo no final de 2014, data de sua abertura. Já faz quase 4 anos. E por que São Paulo? Porque São Paulo é a cidade número 1 da América do Sul, e o Brasil é um país de forte potencial com todas complexidades. Contando o tempo anterior à abertura, estamos há 5 anos compreendendo e antecipando as tendências do país para ver como podemos nos desenvolver.

Sendo assim, a ideia é de duplicar nosso modelo que temos no Itaim Bibi na cidade em um outro projeto que deverá abrir no primeiro trimestre de 2019 no bairro de Pinheiros para desenvolver a marca.

Como a clientela responde ao projeto do 3 Brasseurs? É positivo?

JL: Com certeza! Há uma certa "mania" pelas micro brasseries [o conceito do 3B] e restaurantes - e isso é um efeito de mutação do mercado. Há claramente um belo retorno da parte de nossos clientes porque aqui sempre tem muita gente. Desenvolvemos nossos happy hours e outros eventos para tornar conhecido esse conceito de micro brasserie, de cerveja artesanal, porque esta é um "savoir-faire", um maneira diferente de fazer cerveja.

Então vemos mesmo uma fixação da parte dos clientes assim que eles entram no restaurante, com a cozinha a mostra em baixo, os tanques de cerveja acima. Há uma verdadeira percepção de entrar em uma fábrica de cerveja - e nós realmente estamos em uma. A clientela, de fato, aprecia tomar uma cerveja que não precisou viajar para chegar aqui. A nossa vem diretamente do restaurante aos seus copos - a partir de uma distância que não passa de 50 metros!

O local é um endereço ideal para festas, como as partidas da França na Copa do Mundo... Despedidas de franceses em SP. Como isso acontece? Que ambiente podemos encontrar aqui?

JL:Aqui tudo é possível! Pode vir todo mundo, ou a dois, ou a cem. Nós temos diferentes formas de receber. É possível beber uma cerveja no bar, vir em família, pois temos sempre promoções simpáticas. Temos happy hours todo fim de tarde - o que possibilita do pessoal vir depois do trabalho tomar uma, dividir um flem [flammekueche, prato clássico do 3 Brasserus que consiste em uma massa assada coberta de diferentes sabores e ingredientes].

Somos também especializados em eventos, desde os corporativos, aos de amigos, em que propomos diferentes menus, por exemplo. Fazemos muitas coisas para nos comunicarmos com a comunidade francesa e aos brasileiros, que são nosso público principal.

A ideia é de fazer com que todos conheçam nosso "savoir-faire" que é a fabricação da cerveja como alimento, sempre com um aspecto de simplicidade, generosidade e convivialidade que são os valores que tentamos transmitir a nossa equipe e nossos clientes

No 3 Brasseurs, podemos encontrar um ambiente simples em que o cliente recebe produtos de qualidade sem necessariamente machucar seu bolso e poder aproveitar um ambiente tranquilo. Um ambiente em que podemos organizar uma reunião de negócios, uma festa de aniversário. Tudo! Somos moldáveis.

Quais são as especialidades francesas do 3 Brasseurs que a clientela brasileira mais gosta?

JL: Temos principalmente os flammekueshes, similares à pizza, mas com uma massa feita com cerveja. É o preferido dos brasileiros. Temos muitos pratos aqui feitos com cerveja, inclusive.

E em termos de cerveja?

JL: Em termos de cerveja, a blanche é muito, muito popular, porque é uma cerveja que, visto o clima, é mais fresca, refrescantes mesmo. Depois, temos a blonde evidentemente. Mas, existe uma febre pela cerveja artesanal, pois todo mês mudamos uma das produções [são 6 no total], para uma cerveja sazonal, criando uma nova receita que dura um mês - e assim por diante. Toda segunda quarta-feira do mês, temos esse lançamento.

Conheça!

Les 3 Brasseurs Brasil
Filial brasileira de rede francesa oferece pratos que harmonizam com a cerveja de fabricação própria.
Aberto de domingo a domingo, das 12h às 23h
Endereço: R. Jesuíno Arruda, 470 - Itaim Bibi

publicado em 30/08/2018

início da página