Propostas de teses em Física pelos laboratórios do Campus Paris-Saclay [fr]

A Universidade Paris-Saclay, que acabou de ser criada no final de 2014, concentra nas cidades de Orsay-Palaiseau-Saclay (cerca de 20km ao sul de Paris), laboratórios de pesquisas dos mais prestigiosos institutos franceses.

O Campus propicia uma produção científica do mais alto nível internacional como o ilustram as centenas de pesquisadores em Física que trabalham nas áreas seguintes :
• ótica, física dos lasers intensos e dos impulsos ultra-curtos,
• física da matéria condensada e diluída,
• física estatística e matéria complexa,
• nanofísica.

O futuro Departamento « Física das Ondas e da Matéria » (PhOM), que os agrupa, colocou em um portal Web estas propostas de teses para 2015 (168 atualmente) : http://www.universite-paris-saclay.fr/fr/phd-proposals-physics

Os estudantes que desejam juntar-se a uma destas equipes para fazer sua tese de doutorado neste meio científico particularmente rico, poderão tomar conhecimento dos projetos propostos em :
o Arquivo PDF : PhD proposal in Physics department
o Arquivo Excel : Subjects Physics Saclay Campus

Poderão entrar em contato diretamente com o responsável pela tese no laboratório (um e-mail de contato é informado para cada proposta) e estudarão com ele a oportunidade de realização de seu projeto, especificamente os financiamentos que podem ser solicitados conforme seu Currículo.

Vários tipos de financiamento de teses existem, para os quais a qualidade da formação, o nível dos resultados escolares, e a importância da motivação são entre os critérios importantes que permitirão eventualmente a seleção das candidaturas. É também indispensável que o estudante tenha um financiamento de tese dentro de um contexto conforme à legislação francesa do trabalho.
Os contratos de tese começam em geral em outubro, para uma duração de 3 anos. As datas limites de candidatura vão de abril a junho e é recomendado preparar o projeto de tese com o laboratório a partir de março.

A lista das propostas é atualizada regularmente.

publicado em 06/03/2015

início da página