Quatro finalistas disputam o prêmio “Choix Goncourt du Brésil”

PNG

O grande vencedor será conhecido no dia 21 de novembro.

A quarta edição do “Choix Goncourt du Brésil”, prêmio literário afiliado ao prestigioso Prix Goncourt francês, acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no Rio de Janeiro.
Quatro títulos aparecem como finalistas :

Christine Angot, Voyage dans l’Est, Flammarion, 2021.

Mohamed Mbougar Sarr, La plus secrète mémoire des hommes. Philippe Rey, 2021.

Sorj Chalendon, Enfants de salaud, Grasset, 2021.

Louis-Philippe D’Alembert, Milwaukee Blues, Sabine Wespieser, 2021 – Milwaukee Blues, tradução de Paula Souza Dias Nogueira, Malê, 2022.

Vencedor - A proclamação do vencedor será no dia 21, às 17h30, na BiblioMaison, com transmissão ao vivo pela internet. No dia seguinte, às 18h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o público poderá participar de um bate-papo literário com o júri. Os leitores poderão discutir sobre os livros que participaram da competição e o caminho que levou o júri à decisão final.

Goncourt - Referência entre os prêmios literários na França, o famoso Prix Goncourt tem edições brasileiras desde 2019. Criado para promover a literatura contemporânea francesa e incentivar a tradução, ele vai para a sua quarta edição em 2022. Concebido e coordenado pelos serviços cultural e educativo da Embaixada da França no Brasil, a edição brasileira funciona de modo transversal e participativo, e envolve 11 universidades federais do país*. O júri é composto de 1 estudante e 1 professor de cada uma dessas universidades participantes.

O título vencedor do prêmio será apresentado a editoras brasileiras para garantir uma tradução no país com apoio da Embaixada da França.

* Universidades participantes : Universidade Federal do Ceara (UFCE), de Pernambuco (UFPE), do Maranhão (UFMA), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA), de São Paulo (UNIFESP), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), Universidade estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB).

Saiba mais sobre o Prêmio Choix Goncourt du Brésil : Le choix du Brésil | Académie Goncourt : academiegoncourt.com

Serviço :
Prêmio Choix Goncourt Brésil :
Proclamação do vencedor : BiblioMaison, dia 21/11 às 17h30. www.youtube.com/c/EscritóriodoLivroBiblioMaison
Encontro com o júri : Livraria Travessa Ipanema, dia 22/11, às 18h.

publicado em 18/11/2022

início da página