São Paulo acolhe o VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho [fr]

De 2 a 5 de julho, o VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho realizar-se-á na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Organizado pela Associação Latino-Americana de Estudos do Trabalho (ALAST) na ocasião de seu vigésimo aniversário, este encontro científico abordará as transformações conhecidas pelo mundo do trabalho nas sociedades latino-americanas contemporâneas, analisando em particular o impacto no emprego das iniciativas de integração regional, das recentes mudanças da economia mundial e dos modelos de desenvolvimento adotados pelos diferentes países.

Participando dessa reflexão sob a temática "O Trabalho no Século XXI. Mudanças, impactos e perspectivas”, cerca de doze pesquisadores franceses de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa franceses intervirão nos 18 grupos de trabalho temáticos e 9 oficinas previstas. A professora emérita do Conselho Nacional para a Pesquisa Cientifica da França (CNRS), Helena Hirata, questionará assim o que significa “Ser desempregado em Paris, São Paulo e Tokyo”. Christian Azais, contemplado no Programa de Cátedras Francesas no Estado de São Paulo e professor na Universidade Paris Dauphine, moderará uma mesa-redonda sobre as evoluções conhecidas pelo direito do trabalho e as novas formas de desigualdades nas zonas cinzentas do Brasil e do México, enquanto Robert Cabanes do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD) questionará de forma mais ampla as relações entre trabalho, pobreza e desigualdades.

Para introduzir o debate, Didier Demazière, diretor de pesquisa do Centro de Sociologia das Organizações Sciences Po-CNRS, fará uma palestra intitulada "A sociologia francesa contemporânea: unidade, diversidade, divisões ?” na quarta-feira 26 de junho às 17h30 na FFLCH-USP (Sala 118, Avenida professor Luciano Gualberto 315).

A íntegra do programa do congresso ALAST está disponível aqui.
JPEG

publicado em 31/03/2014

início da página