Seminário Internacional "Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em debate" [fr]

PDF - 973.6 kb
(PDF - 973.6 kb)

O Seminário Internacional "Trabalho, cuidado e políticas sociais: Brasil-França em debate" acontecerá nos dias 26 e 27 de Agosto e nos dias 28 e 29 de Agosto no Rio de Janeiro, no âmbito da rede de pesquisa internacional e pluridisciplinar MAGE (Mercado do Trabalho e Gênero), que será uma nova oportunidade de debates entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores franceses, de viagem no Brasil nessa ocasião.

Organizado pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e pelo Centro Brasileiro Análise Planejamento (CEBRAP), com o apoio da Embaixada da França no Brasil, esse encontro científico abordará problemas cruciais que vêm afetando a dinâmica contemporânea das relações de gênero no trabalho, à luz de recentes experiências nacionais e internacionais.

Essa edição terá uma tonalidade particular, pela adoção recente na França do projeto de lei sobre a igualdade real entre as mulheres e os homens, levado pela Ministra Najat Vallaud-Balkacem, que de fato estava em visita oficial no Brasil no mês passado. Essa lei prevê de liberar novos recursos para alcançar a igualdade profissional, assegurar uma garantia pública de luta contra o não pagamento de pensão alimentícia, lutar melhor contra as violências contra as mulheres, combater os estereótipos sexistas e generalizar a paridade em todas as esferas da sociedade.

Ela junta-se com as temáticas principais a serem abordadas durante o seminário como a evolução do mercado do trabalho feminino e as desigualdades sociais, a evolução e os limites da inserção das mulheres em carreiras científicas, tecnológicas e artísticas, as interfaces entre a vida profissional e a vida familial, o uso do tempo no espaço doméstico, o trabalho de cuidado e sua “terceirização”, o acesso à educação infantil e a integração das mulheres no mercado de trabalho e direitos, cidadania e as políticas públicas.

O seminário terá o privilégio de ser aberto pela Ministra Eleonora Menicucci, Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em presença da Consulesa Geral da França em São Paulo, Marie-Christine Lang, da Adida de Cooperação Técnica da Embaixada da França no Brasil, Rose-Anne Bisiaux, do Adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em São Paulo, Jean-Pierre Garino e da Assessora para a Ciência e a Tecnologia, Elisabeth Chouraki, no dia 26 de agosto, às 9h30 na Casa da Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Auditório, Butantã).

Para baixar a programação, clique na imagem.

publicado em 20/08/2014

início da página