Seminário internacional “Povoamentos pré-históricos no Brasil Central” [fr]

JPEG

No contexto de um programa financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da França (MAE), a Universidade de São Paulo (USP) e o Museu Nacional de História Natural de Paris (MNHN) organizam de 21 a 23 de agosto de 2013 o Seminário internacional “Povoamentos pré-históricos no Brasil Central”.

Após de 30 anos de pesquisas arqueológicas no Mato Grosso e na Bacia do Paraná, as equipes do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e do Departamento de Pré-história do MNHN apresentarão os resultados dos trabalhos realizados na denominada “Cidade de Pedra”, um conjunto de 160 sítios pré-históricos habitados durante 6.000 anhos pelos primeiros homens dessa região do centro do Brasil.

Nessa ocasião, os paleontólogos Denis e Agueda Vilhena Vialou, os coordenadores do projeto para o MNHN, estarão lançando o livro “Passado no Presente: Cidade de Pedra”. Seguirá um ciclo de 3 conferências e 6 mesas redondas organizadas sob o tema “Brasil Central na Arqueologia Sul-americana: Povoamentos, Territórios de habitação, Comportamentos técnicos, econômicos e simbólicos.” O evento terminará com a projeção do filme “Cidade de Pedra: uma pré-história para contar” da diretora Delvair Montagner.

O seminário acontecerá no Auditório do Instituto Oceanográfico da USP (Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária/São Paulo), com o apoio da Fundação de Amparo para a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do patrocínio das empresas Thales, Agropastoril JotaBasso e Vilhena Desenvolvimento Ambiental.

O programa do seminário está disponível aqui.

JPEG

publicado em 31/03/2014

início da página