Seminàrio internacional “Pós colonialismo ? Conhecimento e política dos subalternos” [fr]

De 17 a 19 de setembro, o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Programa de Pós-graduação em sociologia da USP (PPGS-USP) organizam o seminário internacional intitulado “Pós colonialismo ? Conhecimento e política dos subalternos”, com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, das edições Biotempo e do Centro de Estudos dos Direitos e da Cidadania (CENEDIC/USP).

Após terem influenciado durante anos as ciências sociais e a crítica literária, os estudos pós-coloniais foram decretados passados de moda no ano passado por uma das principais referências dessa corrente de reflexão, Partha Chatterjee. Para responder a essa interrogação, a “expertise” de vários professores e pesquisadores internacionais será mobilizada.

Mas particularmente, o pesquisador do Centre National pour la Recherche Scientifique (CNRS/Sciences Po Bordeaux) e titular de uma Cátedra Francesa no Estado de São Paulo Michel Cahen, trará uma nova luz sob o conceito de colonialidade, dando uma definição “pós-pós colonial” da subalternidade. A pertinência dos estudos pós-coloniais será questionada através do estudo de vários casos. A situação dos Armênios da Etiópia será assim questionada por Boris Adjemian da Fondation Nubar, enquanto Elisabeth Cunin, pesquisadora no Institut de Recherche pour le Développement (IRD), se interessará pela situação do Belize. Seguirá uma análise das formas de colonialidade e dos regimes de etnicidade caracterizando a Guerra do Chaco entre a Bolívia e o Paraguai por Nicolas Richard, pesquisador no CNRS. Sua colega Cloé Drieu, vinculada também à Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales examinará a situação do Uzbequiistão atravès do cinema. Por fim, Maria Benedita Basto da Universidade Paris IV Sorbonne tratará da descolonização do saber abordado por Amílcar Cabral (Cabo Verde).

O evento terá lugar na sala 14 do conjunto didático de ciências sociais da FFLCH – USP, localizado na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária / São Paulo.

Baixar a programação detalhada do seminário aqui :

PDF - 3 Mb
(PDF - 3 Mb)

PNG

publicado em 31/03/2014

início da página