Embaixador e Cônsul Geral visitam Paraná e Santa Catarina [fr]

Fortalecimento das relações entre a França e os Estados do Paraná e Santa Catarina : entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2014, o Embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, e o Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras realizaram uma visita oficial aos Estado do Paraná e de Santa Catarina. Acompanhados de uma delegação com representantes da Embaixada da França no Brasil; da AFD - Agence Française de Développement; da AFII - Agência Francesa para investimentos internacionais; e da UBIFRANCE, o Embaixador e o Cônsul Geral se reuniram com autoridades e empresas locais, com o objetivo de fortalecer a parceria da França em diversas áreas, como desenvolvimento sustentável, urbanismo, mobilidade, cultura e gastronomia.

Em Curitiba, o Embaixador e o Cônsul Geral foram recebidos pelo Governador Beto Richa na quinta-feira dia 27, no Palácio Iguaçu, juntamente com o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) Laurent Duriez, que durante o encontro assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado para a cooperação técnica na área de gestão de resíduos sólidos e a estruturação de uma linha de crédito destinada a financiar projetos em todos os municípios paranaenses - o termo foi assinado pela AFD e as secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Desenvolvimento Urbano, Paranacidade, Sanepar e Fomento Paraná, no âmbito das ações do programa Paraná Sem Lixões.

JPEG - 694.1 kb
Foto : José GomercindoANPr

O Embaixador e sua comitiva também foram recebidos pelo Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e seguiram depois para visitação, na sexta-feira dia 28 de novembro, dos projetos apoiados pela AFD em Curitiba, como o Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade da Região Integrada de Transporte, o projeto Viva Barigui, entre outros. Também acompanharam o Embaixador representantes de diversas empresas francesas das áreas de engenharia, infraestrutura, tratamento de água, tratamento de resíduos, transporte público e tecnologia, como Renault, Accor, D3i Engenharia, Degrémont, Egis-Vega, Elis, Keolis, Pena, Sterela e Vauché Latina.

JPEG
O Embaixador também se encontrou com representantes das Associações francesas em Curitiba, com membros da comunidade francesa local, e realizou também un test-drive dos carros elétricos produzidos pela Renault, antes de encerrar sua estadia com uma visita ao Colégio Suíço local.

Em Florianópolis, por ocasião da primeira visita do Embaixador ao Estado de Santa Catarina, o grupo foi recebido no dia 1º de dezembro pelo Governador Raimundo Colombo e pelo Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, para conhecer os planos do governo de desenvolvimento urbano sustentável e avaliar como as empresas francesas podem contribuir com os projetos - a França busca reforçar sua cooperação e a formação de novas parcerias no Estado. O Embaixador se encontrou também com representantes de empresas brasileiras que têm interesse em desenvolver projetos em parceria com a França e com o presidente da Tractebel, Manoel Zaroni.

JPEG - 220.7 kb
Foto: Neiva Daltrozo / Secom

Durante a visita, o Embaixador concedeu entrevista a diversas mídias locais, como a Gazeta do Povo em Curitiba e o Diário Catarinense em Florianópolis. Acompanhe as entrevistas abaixo:

Gazeta do Povo: "França vai investir em tratamento de lixo no Paraná".

Diário Catarinense: "Embaixador da França visita Santa Catarina em busca de parcerias".

publicado em 22/12/2014

início da página