Visita do ministro da Europa e das Relações Exteriores da França em São Paulo [fr]

Jean-Yves Le Drian realizou uma visita oficial ao Brasil com uma etapa na capital paulista no último dia 30 de julho

O ministro visitou o Lycée Pasteur em companhia do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do padrinho do estabelecimento, o jogador de futebol franco-brasileiro Raí de Oliveira. Ele foi recebido por Gilberto Kassab, presidente da Fundação Liceu Pasteur, sendo acompanhado do Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, e do Cônsul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont. Esse importante projeto construirá para a França, em pouco tempo, uma ferramenta de influência compatível com a capital econômica da América Latina. O estabelecimento será capaz de receber 2.500 alunos em 2023 - com o objetivo de alcançar, a longo prazo, um efetivo de 4.000 inscritos.

JPEG
JPEG

O ministro igualmente foi testemunha da assinatura da convenção entre a Aliança Francesa (AF) e a Gol de Letra, fundada por Raí - na presença de diversos adolescentes atendidos pela ONG. A AF, sob o impulso de seu novo diretor, Nicolas de la Cruz, lançou em 2019 um vasto programa de bolsas que visa promover a favorecer o ensinamento da língua francesa nas populações economicamente vulneráveis.

JPEG
JPEG
JPEG

Jean-Yves Le Drian ofereceu e entregou duas bolas de futebol da seleção francesa aos adolescentes da Gol de Letra que estiveram na ocasião.

JPEG
JPEG

Jean-Yves Le Drian encontrou representantes da Fiesp e da comunidade francesa de negócios.

JPEG

O ministro da Europa e das Relações Exteriores também foi recebido pelo governador do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes para tratar assuntos relativos à cooperação com a França nos domínios do meio-ambiente, novas tecnologias, educação, saúde, agricultura, comércio exterior e infraestruturas. O ministro saudou o engajamento de São Paulo em favor da implementação do Acordo de Paris.

JPEG
JPEG
JPEG

Fotos: Bruno de Bonneval / MEAE

publicado em 01/08/2019

início da página