Visitas bilaterais - 2008/2009

Em 2009

- Visita a São Paulo do Presidente da Assembléia Nacional Francesa, Sr. Bernard ACCOYER, dias 22 e 23 de outubro de 2009.

. No âmbito do Ano da França no Brasil, o Presidente da Assembléia Nacional, Sr. Bernard Accoyer, acompanhado do Sr. Jean-Claude Lenoir, deputado de Orne, e da Sra. Chantal Berthelot, deputada da Guiana, respectivamente Presidente e Vice-Presidente do grupo de amizade França-Brasil da Assembléia Nacional, realizou uma visita oficial a São Paulo nos dias 22 e 23 de outubro de 2009. A delegação foi recebida pelo governador do Estado, Sr. José Serra, e pelo prefeito da cidade, Sr. Gilberto Kassab. Durante sua estadia, a delegação também visitou a exposição Matisse na Pinacoteca, onde um coquetel foi oferecido pelo Cônsul Geral à comunidade francesa em homenagem à delegação.

JPEG - 17.6 kb
M. Bernard Accoyer à la Pinacothèque


- Visita a São Paulo de uma delegação da Comissão da cultura, da educação e da comunicação do Senado, dias 17 e 18 de setembro de 2009:
. No âmbito do Ano da França no Brasil, uma delegação da Comissão da cultura, da educação e da comunicação do Senado, conduzida pela Sra. Catherine MORIN-DESAILLY, Vice-presidente do Senado, acompanhada da Sra Monique PAPON, Vice-presidente da Comissão, Sr. Yannick BODIN, Secretário da Comissão, Sr. Bernard FOURNIER, Senador de la Loire e Sra. Bernadette BOURZAI, Senadora de Paris realizou uma visita oficial a São Paulo nos dias 17 e 18 de setembro de 2009. Nessa ocasião, os senadores tiveram uma reunião com o Sr. Carlos Augusto Calil, secretário municipal da cultura. Eles também visitaram o SESC Pompéia, onde uma apresentação da instituição foi feita a eles. Puderam enfim visitar o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca. Eles se encontraram também com os principais atores da vida cultural brasileira de São Paulo e a imprensa, por ocasião de um almoço oferecido pelo Cônsul Geral.

JPEG - 33.4 kb
Délégation de la Commission de la culture, de l’éducation et de la communication du Sénat


- No âmbito da semana « CampusFrance » do ensino superior:
. Uma delegação da região Rhône-Alpes, conduzida por M. Roger Gouhères, Vice-Presidente;
. Uma delegação da região PACA, conduzida por M. Thiériot, Diretor de gabinete do Presidente Vauzelle.
- No âmbito da visita de Estado do Presidente da República Francesa:
. Mme Christine Largarde, Ministra da Economia, da Indústria e do Emprego, dia 8 de setembro;
. M. Dominique Bussereau, Secretário de Estado dos Transportes;
- No âmbito do Ano da França no Brasil (21 de abril – 15 de novembro) ocorreram, na circunscrição do Consulado Geral, as seguintes visitas:
. Mme Christine Boutin, Ministra da Habitação, de 23 a 26 de abril;
. Mme Anne-Marie Idrac, Secretária de Estado do Comércio Exterior, de 5 a 7 de maio;
. Uma delegação da comissão da cultura, da educação e da comunicação do Senado, conduzida pela Mme Morin Desailly, Vice-Presidente da comissão, e Mme Papon, Vice-Presidente do Senado, dias 17 e 18 de setembro;
. Uma delegação da região Ile-de-France, conduzida por M. Francis Parny, Vice-Presidente.
- A convite do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, M. Lionel Jospin esteve em São Paulo de 5 a 8 de março para participar de uma conferência.
- Mme Joëlle Garriaud-Maylam, senadora representando os franceses estabelecidos fora da França, realizou uma visita a São Paulo nos dias 10 e 11 de fevereiro. Nessa ocasião, ela entregou uma placa comemorativa à Associação dos Antigos Combatentes de São Paulo. Para ver as fotos, clique aqui.

Em 2008

- de 22 a 23 de dezembro
Visita oficial ao Brasil do Presidente da República Francesa, Sr. Nicolas SARKOZY, e de sua esposa, Sra. Carla BRUNI-SARKOZY.
- de 12 a 20 de dezembro
Missão RFI em São Paulo.
- 5 de dezembro
Visita oficial a São Paulo da Sra. Ingrid BETANCOURT.
- de 8 a 10 de novembro
Visita oficial a São Paulo da Sra. Christine LAGARDE, Ministra da Economia, da Indústria e do Emprego.
- de 12 a 13 de maio
Visita do Embaixador da França ao estado de Santa Catarina.
- de 21 a 26 de abril
Visita ao Brasil da delegação da Comissão de Finanças do Senado francês.

publicado em 21/01/2015

início da página